JUNTA #2 movimenta circuito de Dança em Teresina

Por Redação Entrecultura - 18/04/2016 11h14
DSC_9711
Eduardo Fukushima em “O Homem Torto” no JUNTA #1

Em sua segunda edição, o JUNTA Festival Internacional de Dança vai juntar relações e subversões de 08 a 12 de junho em Teresina. Idealizado por Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo vem com vasta programação de espetáculos nacionais e internacionais, residência, workshops, instalação de vídeo, Mostra Jovens Criações, conversas e programação infantil.

Artistas do Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Espanha e várias outras localidades estarão articulando espaços culturais importantes da cidade com espetáculos, oficinas e outras ações. Este ano o JUNTA 2  acontecerá no Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Casa da Cultura, Auditório do SESC e Escola de Dança do Estado do Piauí.

O diferencial desta edição é uma ocupação do centro da cidade, decorrente de três residências artísticas, como ressalta Janaína Lobo, artista de dança e uma das idealizadoras do Festival. Uma destas, com o grupo holandês NOOM, que apresentará uma mostra de processo para crianças.

Ela também destaca a Convocatória Pública que selecionou obras para compor a programação. “Tivemos um numero muito grande de inscrições, o que nos deixou bastante felizes e aponta também para uma carência e dificuldade de circulação que temos no Brasil”, pontua Janaína ressaltando a transversalidade da seleção que discute o corpo em diferentes suportes e linguagens, como a fotografia.

DSC_6998
Abertura da 1ª edição do Festival – JUNTA #1

Para cena artística piauiense, o JUNTA representa um importante canal com trabalhos que são referência de pensamentos e modos de fazer dança e corpo tanto no Brasil como exterior, já que traz artistas brasileiros com carreira internacional como o Cristian Duarte e Wagner Schwartz.

Também contribui com a formação artística na região, dando visibilidade a produção local ao mesmo tempo em que cria relações de aproximações entre cidades com contextos parecidos. Ano passado o JUNTA estabeleceu conexões em Cuiabá, São Luís e Concepcion (Chile), expandindo e fortalecendo a produção artística latino-americana.

JUNTA surgiu em 2015 oficializando um circuito de festivais de dança no Nordeste do Brasil. Sua 1ª edição que marcou Teresina no circuito de dança contemporânea do país, viabilizando uma experiência estética, que fomenta a dança, arte locais e a criação e manutenção de redes de atuação.O Junta é apresentado pela Caixa e realizado pelo Instituto Punaré e SESC.

 

Fotos: Victor Gabriel

 

Comentar