10 filmes para entender o Sistema da Moda

Por Redação Entrecultura - 02/05/2016 23h07

 

“Tenho uma doença: eu vejo a linguagem. Aquilo que eu deveria somente escutar,
 por uma estranha pulsão, perversa porquanto o desejo aí se engana de objeto,
 me é revelado como uma visão (…).
 A escuta deriva em scopia: da linguagem sinto-me visionário e voyeur.”
Barthes

 

O livro de Ronald Barthes, Sistema da Moda (1967), exerceu um papel determinante na história da moda. De um ateliê de um alfaiate na era medieval, notoriamente com uma confecção artesanal, até chegar aos desfiles de alta costura houve um longo percurso, e Barthes buscou decifrar esse fenômeno, dando nomenclaturas, signos para ater, ou melhor, ‘tear’ essa trama de confabulações que esta inserido esse sistema. E para compreender essa moda que tantos amam, e outros odeiam, venho compartilhar alguns filmes sobre a construção, funcionalidade, mercado dessa grande teia que muitas vezes você nem ao menos sabe como aquilo existe, de onde vem e como foi feito. Como as pessoas se comportam diante desse meio/mercado tão rigoroso e fantasioso. Espero que gostem das minhas dicas, a maioria vistas na universidade onde pude enxergar com um outro olhar. 


Disponível na Netflix
Disponível na Netflix

1º The True Cost

Este documentário, traduzindo livremente “O custo verdadeiro”, é na verdade uma história sobre vestuário. Sobre a roupa que vestimos, sobre as pessoas que as fazem, sobre o grande impacto que a indústria tem no mundo. Centrado em considerações éticas e nos custos: enquanto os preços das peças baixam, os custos humanos e ambientais crescem dramaticamente. O diretor Andrew Morgan, célebre por realizar documentários que podem ajudar a tornar o mundo melhor, mostra este lado na maioria das vezes as pessoas negam ou preferem crer que tudo está “ok”.


Disponível na Netflix
Disponível na Netflix

 

2º The September Issue

“Num tem” o Diabo Veste Prada? Pois é, The September Issue é a real história, como o próprio nome já sugere, a respeito da edição histórica de setembro de 2007 da Vogue – a maior edição de todos os tempos da revista. No documentário acompanhamos todo o processo de criação e edição da revista, o qual é bem menos glamouroso do que podemos imaginar. Tudo envolto de um grande mercado, a diretora Anna Wintour, com personalidade de ferro, direciona o destino da revista mais lida do mundo.

 

 

 


Disponível no Vimeo
Disponível no Vimeo

3º The Secret World of Haute Couture

Em 2007, a TV britânica BBC mergulhou no “mundo secreto da Alta-Costura” para descobrir quem são as pessoas que compõem a seleta clientela dessas grifes. Nesse documentário, o foco é entender linguagens, grupos exclusivos e quanto dinheiro é envolvido nesse ramo.


flordodes
Disponível no Youtube

4º  Flor do Deserto

Um dos filmes mais espetaculares que já assistir sobre o ser humano e a moda. O filme retrata a história verídica da super-modelo Waris Dirie (Liya Kebede). Nascida na Somália em 1965, no seio de uma tribo de pastores nómades foi, aos 13 anos de idade, vendida pela família para casar com um homem de 60. Daí pra frente o choro é intenso e vai ficando ainda maior. Uma linda história de superação.


girlmodel

 

 

5º Girl Model

O documentário que explora a realidade obscura da vida de algumas modelos. A obra disseca a obsessão por juventude e beleza, e mostra do que é capaz uma família para melhorar sua qualidade de vida: entregar a própria filha em busca de uma ilusão. A pressão diante dessa garota de trezes anos “coisificada” vem de todos os lados.


coco chanel
Disponível na Netflix

6º Coco antes de Chanel

A grande maioria dos admiradores da moda já assistiu esse filme, e não deixa de ser um clássico das biografias de uma das maiores estilistas mulheres do mundo. Da infância pobre até um certo ponto peculiar da sua carreira, Chanel sai das cinzas para as passarelas e lojas do mundo.


SAINT-LAURENT

7º Saint Laurent

Entre os anos 1967 e 1976, o estilista Yves Saint-Laurent (Gaspard Ulliel) reinou sozinho no mundo da alta costura francesa. Esta biografia mostra o seu processo criativo, as fotografias e entrevistas polêmicas, a relação com o marido e empresário Pierre Berger (Jérémie Renier), os casos amorosos extra-conjugais e a relação com o álcool e as drogas, que quase destruíram o império da marca YSL.


Disponível na Netflix
Disponível na Netflix

8º DIANA VREELAND: The Eye Has To Travel

É um retrato intimo e vibrante de uma das mais influentes mulheres do século 20, um ícone que influenciou as mudanças da moda, da beleza, da arte e da cultura. Um personagem vivaz e maior que a vida, Vreeland foi a grande editora de moda da Harpers Bazaar e editora chefe da Vogue, nessas duas revistas ela deslumbrou o mundo com sua imaginação e mostrou exotismo, glamour, fantasia e personalidade. Vreeland ajudou a propulsionar a carreira de muitos ícones da moda como Oscar de la Renta, Diane Von Furstenberg, Manolo Blahnik, Missoni, Richard Avedon, David Bailey, Twiggy, e foi responsável por ajudar Jackie Kennedy a se tornar ícone do bem vestir.


gange ny
Disponível na Netflix

9º  Bling Ring: A gangue de Hollywood

Esse filme. Vou confessar que quando vi a capa não estava dando nada. Mas ai a gente descobre que a história realmente aconteceu e fica tudo mais interessante, ou não.  o filme mostra como o vício da moda fez algumas vítimas. A adaptação dos fatos por Sofia Coppola, conta como alguns adolescentes roubaram os closets cheios de grifes de pessoas como Paris Hilton e Lindsay Lohan. Basicamente o que todo esse status glamourizado provoca nas pessoas. Bom filme pra pensar nos atos.


thetents

10º The Tents

The Tents é um documentário que mostra nada mais e nada menos do que os bastidores do maior evento da industria de moda: New York Fashion Week. Conta com depoimento de grandes nomes como Carolina Herrera, Donna Karan, Tommy Hilfiger e mostra como funciona esse grande mercado.

Espero que tenham gostado dos filmes que me fizeram ver e repensar um pouco desse ‘mundo da moda’.

 

 

Comentar