Semana nacional do teatro em Teresina – SeNThe. de 14 a 17 de março de 2018.

Por suporte - 12/03/2018 11h30

Semana nacional do teatro em Teresina – SeNThe. de 14 a 17 de março de 2018.

Vai começar a maior Semana da Cena Brasileira

 

 

Começa nesta quarta feira, 14 de março, e segue até dia 17, a Semana Nacional do Teatro em Teresina – SeNThe. Chegam para o encontro dos rios, dos risos e das artes as companhias de Teatro de Fortaleza, no Ceará; de Apodi/Mossoró, no Rio Grande do Norte; Rio de Janeiro e Salvador Bahia para dividir palco com espetáculos de Teresina, Bom Jesus do Gurgueia e Parnaíba.

Nesta escalada da cena brasileira, que aqui marca pauta de interações estéticas e integração artísticas, vão deixar sua linguagem e falas dramáticas o Grupo Pessoal do Tarará, de Apodi e Mossoró RN, com os espetáculos “Casca de Noz” e o “O Andarilho”, e ainda as Leituras Dramáticas de “Chico Cobra e Lazarino”, texto de Racine Santos; “A Terceira Margem do Rio”, de João Guimarães Rosa, com direcionamento de Dionízio do Apodi; a Cia. Popular Versátil, do Rio de Janeiro RJ, com “As Divinas Mãos de Adam”, texto de Roberto Muniz; o Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza CE, com “Meire Love”, texto de Suzy Élida; Grupo Teatro NU, de Salvador BA, com “Pássaros de Copacabana”, Espetáculo Solo com Marcelo Praddo para Texto, Direção e Concepção geral de Gil Vicente Tavares; “Autobiografia Autorizada”, Espetáculo Solo com Paulo Betti, de Criação, Direção e atuação de Paulo Betti. Mais a exibição do Filme “AFeraNaSelva”. Direção de Paulo Betti com Eliane Giardini e Paulo Betti.

Dialogam com a cena, que chega de outros estados, os espetáculos de Teresina, o Musical “A Batalha do Jenipapo”,

Texto de Bernardo Aurélio, Direção Musical de Edivan Alves e Direção geral e artística de Franklin Pires; a Escola Técnica de Teatro “José Gomes Campos” e o “À Luz de Velas”, Roteiro de Valéria Lima e Direção de Chiquinho Pereira; a Mostra da Nova Dramaturgia Piauiense vem com “Os Asilados”, Texto de Samira Ramalho e Direção de Cairo Brunno; a Só Homens Cia. De Dança apresenta “Trindade (A Drag, O Cavalo e o Xaile)”, direção de Samuel Alvís.

E mais a Cia. Truá de Espetáculos, com “Depois do Fim”/Espetáculo Solo – Vitorino Rodrigues. Direção, Figurino e Cenário de Silmara Silva; Palhaços Bolin & Bolão; Os Irmãos AbraCaDabra com o Infantil “A menina e o passarinho”, Texto e Direção de Franklin Pires; a Cia. Cênica de Teatro da Cidade de Bom Jesus, com “As Fofoqueiras”, em Texto de Leandro Leão e Adaptação de Felipe Paiva; a Carlos Anchieta Produções vem com o humor de “As Malditas”, Texto de Saulo Queiroz e Direção de Arimatan Martins e, de  Parnaíba PI, tem o Coletivo Cabaça com “Cães e Ratos” para Direção/Dramaturgia de Ryck Costa.

No Ato SeNThe Social o Teatro vai à APAE Cristo Rei e alegra a criançada com o “Anjo da Virtude”, Estátua viva  de Silmara Silva;  “Contação de Estória” com Itamar Silva e os Palhaços Bolin & Bolão. Na Associação de Cegos do Piauí ACEPI as formas animadas vão fazer ver fantasia e alegria com a Cia. Calunga de Teatro, de Chagas Vale, no Espetáculo “As Aventuras de Cassimiro Coco”.

Os shows musicais da Toop Gun, Regaplanta, Bia Magalhães em “Elis por Bia” e a Orquestra Tamoio de Sérgio Matos. Os diálogos em Oficinas de Dramaturgia e Cena dão panos à manga em  Criação de Trilha sonora e direção Musical de Espetáculo, com Elinaldo Nascimento [Salvador Bahia] e Oficina O Pequeno Teatro Que Move, com Dionízio do Apodi [Mossoró Rio Grande do Norte].

Encontros indispensáveis da cena brasileira vão fazer a cidade viver, sentir, comer e ser SeNthe. Numa realização do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura do Piaui – SeCcult, a cena se instala de 14 a 17 de março, nos Teatros 4 de Setembro e Complexo Cultural Club dos Diários, Teatro “Sulica”, no Palácio da Cultura/SeCult e Teatro Nazaré, no bairro Extrema, na grande Dirceu.

A entrada, será um 1kg de alimento não perecível, em benefício de instituições filantrópicas da cidade. Os ingressos podem ser retirados nas bilheterias das Casas de espetáculos, a partir das 14 horas do dia em agenda.

SeNthe. Que aí vem Teatro!

 

 

Serviço: 

Semana Nacional do Teatro em Teresina

dia 14 de março

*Abertura SeNThe Social – às 10 horas APAE Cristo Rei 
*Abertura de Ofícios e Cena em palco –

Praça Pedro II

17h Banda do Exército 25º. BC 100 Anos

17h30 Escola Técnica Estadual “José Gomes Campos”

Performance “Tal dia é o Batizado!”

18h Musical “A Batalha do Jenipapo”

Theatro 4 de Setembro

19h – Solenidade Oficial SeNThe

20h –  “Casca de Noz” /Espetáculo Solo – Dionízio Cosme do Apodi

SeNThe Social –

*APAE [Cristo Rei]

10h – Abertura SeNThe

 “Anjo da Virtude” [Estátua viva – Silmara Silva] – Teresina PI

“Contação de Estória” [Itamar Silva] – Teresina PI

Palhaços Bolin & Bolão – Teresina PI

Comentar