Sesc Partituras faz homenagem a Edino Krieger

Por suporte - 11/04/2018 19h24

                                                                                                          Sesc Partituras faz homenagem a Edino Krieger

 

O Sesc Partituras apresenta, em sua primeira edição de 2018, uma homenagem aos 90 anos de Edino Krieger. Será nesta quinta-feira (12/04), às 19h, no Música Para Todos, com o Quarteto Sonart.

O grupo instrumental de câmara tem a proposta de divulgar a música erudita, contemporânea e popular brasileira escrita para esse tipo de formação clássica: dois violinos, uma viola e um violoncelo.

O quarteto, composto por Juan Carlos, Ana Vitoria, David Emerson e Caio Michel, já realizou um concerto pelo Sesc Partituras. Os integrantes desenvolvem, por meio de grupos orquestrais, trabalho de concertos pela capital e demais cidades do Piauí.

O Música Para Todos fica localizado na Avenida Pedro, nº 145, bairro São Cristóvão. Maiores informações podem ser obtidas no telefone (86) 3230-9991.

Sobre o homenageado

Edino Krieger nasceu em Brusque (SC), em março de 1928. É um compositor brasileiro e um dos criadores das bienais de música contemporânea e da Orquestra Sinfônica Nacional.

 

 

 

Espetáculo de dança da Bahia marca estreia do Palco Giratório em Teresina

“Looping: Bahia Overdub”, protagonizado por Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA) abre a 21ª edição do Palco Giratório em Teresina.

O espetáculo de dança, que tem classificação de 18 anos e 90 minutos de duração, será apresentado na galeria do Clube dos Diários nesta quinta-feira (12), às 19h30.

Em Parnaíba a apresentação será no dia 14 de abril, às 19h, no Castelo de Eventos (Praça Mandu Ladino). A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Looping: Bahia Overdub emerge do encontro entre pensamento sonoro e pensamento coreográfico. Constitui um estudo do tempo onde repetição e acumulação evocam os movimentos de tensão e distensão da cultura, através de procedimentos que organizam sonoridades, corpos e espaços.

O espetáculo é festa, dança e política, onde a paisagem predominante são as festas de largo de Salvador e suas contradições. Assim como nas ruas, o que está em jogo na obra são arranjos coletivos através de uma participação estético-política.

Junto com o espetáculo circula a oficina “Looping e Overdub: pensamento sonoro e pensamento coreográfico”, ministrada pelos coreógrafos que apresentam o espetáculo. Trata-se de uma oficina de criação a partir dos procedimentos desenvolvidos no processo de construção de Looping Bahia Overdub – repetição e acumulação em arranjos coletivos.

Na oficina, que é voltada para bailarinos, performers, atores, músicos e técnicos de som, são realizadas práticas de sensibilização e expansão da escuta, laboratório de criação e composição de movimentos e sonoridades.

As inscrições para a oficina podem ser realizadas no Setor de Cultura do Sesc Centro (em Teresina) e Sesc Parnaíba. Serão oferecidas 20 vagas em cada cidade e a taxa de inscrição é 1kg de alimento não perecível.

Confira abaixo a programação:

Teresina
Espetáculo “Looping: Bahia Overdub”
Dia: 12/04 – 19h30
Local: Galeria do Clube dos Diários

Parnaíba
Espetáculo “Looping: Bahia Overdub”
Dia: 14/04 – 19h
Local: Castelo de Eventos (Praça Mandu Ladino)

Oficina “Looping e Overdub: pensamento sonoro e pensamento coreográfico”

Teresina
Dia: 11/04
Horário: 14h às 20h
Local: Casa da Cultura

Parnaíba
Dia: 15 e 16/04
Horário: 14h às 18h
Local: Sesc Avenida

Sobre o Palco Giratório

Em sua 21ª edição o Palco Giratório realizará 625 apresentações artísticas e mais de 1.600 horas de oficinas. O projeto é uma iniciativa do Sesc de difusão e intercâmbio de artes cênicas, que se consolida como a maior ação do gênero no Brasil.

Ao longo de 2018, as atividades vão se estender a 132 cidades de 26 estados e do Distrito Federal, trazendo uma programação caracterizada pela diversidade de expressões, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos das cinco regiões brasileiras.

O destaque deste ano é o circo, com homenagem ao Palhaço Biribinha. Patrimônio vivo da cultura alagoana, Teófanes Antônio Leite e Silveira tem um histórico de engajamento e resistência para com as artes circenses no Brasil.

Para o Circuito Especial, uma lona de circo ficará montada pelo período de até 20 dias nos estados por onde circular, funcionando como ponto de encontro para apresentações de grupos circenses locais, ações formativas, palestras e números, além das apresentações da própria Cia. Teatral Turma do Biribinha.

Comentar