Juninas escolares movimentam primeira noite da Cidade Junina

Por Redação Entrecultura - 10/06/2018 13h40

Uma iniciativa pioneira, o Concurso de Quadrilhas Juninas Escolares promete manter viva a tradição do São João em nosso Estado. Isso porque conseguiu levar dez grupos de estudantes de diferentes municípios do Estado para a sua primeira edição, que ocorreu na arena de apresentações do Shopping Rio Poty, em Teresina, na noite deste sábado (09).

Com premiação de R$ 6 mil para os três primeiros colocados, o concurso fez com que os jovens se mobilizassem para desenvolver coreografias e apresentar figurinos que abrilhantaram a primeira noite de evento. Também foram destacados os mais belos casais de noivos e de matutos.

A jurada Sheila Moreno afirmou que os grupos escolares estão de parabéns e que foram analisados durante todas as apresentações critérios técnicos, como harmonia, conjunto e animação. Ela elogiou a iniciativa de promover apresentação dos estudantes, o que é importante para fomentar a cultura também no ambiente escolar.

Com uma disputa bastante acirrada, a grande campeã do concurso foi a junina Balão Dourado, representando a CETI Didácio Silva, de Teresina. A vitória levou os integrantes às lágrimas. Em segundo lugar a Fulô de Mandacaru, do CEFTI Beliza Veloso de Beneditinos, e em terceiro colocado a Junina Filomena, do CETI Cônego Cardoso de Castelo do Piauí.

A estudante Mayara Sabrina, do Colégio Didácio Silva, revelou que sentiu muito nervosismo, especialmente quando se deparou com o público, mas a preparação de três meses fez com que todos dessem o seu melhor. Para a coordenadora pedagógica da escola campeã, Angélica Oliveira, a iniciativa da Cidade Junina é louvável, porque durante a preparação é possível promover uma integração entre escola, aluno e comunidade. “Não viemos competir, e sim mostrar que a escola pública tem valor”, disse ao afirmar que a ideia de participar veio do professor Alberto Machado.

Na próxima terça-feira (12), iniciam as apresentações dos grupos juninos profissionais. Ao todo, 36 grupos juninos se dividirão em nove apresentações por noite, que iniciarão às 19h. As finalistas concorrerão ao prêmio de R$ 22 mil, um dos maiores do país, que é dividido entre as três primeiras colocadas, além dos prêmios para os melhores destaques, que receberão notas específicas dos jurados, são eles: melhor marcador, melhor destaque e o mais belo casal de noivos.

A programação da Cidade Junina segue até o próximo sábado, 16 de junho, e conta grandes shows de artistas nacionais e regionais, apresentação de grupos culturais, espaço vitrine com as potencialidades dos municípios e o trabalho de empreendedores, associações, cooperativas e artesãos, além de dezenas de opções de quiosques, que oferecem uma grande variedade de comidas típicas e regionais.

Na edição anterior, recebeu um público estimado em 300 mil pessoas, e os organizadores esperam que o número seja ainda maior neste ano. O evento é uma realização da Associação Cultural Maria do Amparo Alencar (AACEMA).

Comentar