Documentário sobre Niède Guidon deve estrear nos cinemas em 2019

Por Redação Entrecultura - 07/10/2018 08h00

Está em fase de finalização o documentário Niède Guidon: Memórias da Vida, que conta a história da arqueóloga reconhecida mundialmente por sua contribuição à pesquisa  com seu trabalho no Piauí na região da Serra da Capivara. Em formato longa-metragem, o filme, dirigido por Tiago Tambelli com produção da B&T Audiovisual, deve estrear nos cinemas em 2019.

Frame do documentário “Niède Guidon: Memórias da Vida” (Foto: Jacques Cheuiche)

O homem pré-histórico e o contemporâneo aparecem nesse trabalho, que não visa apenas narrar uma história, mas, utilizar uma linguagem poética para falar sobre memórias, da individual, da perspectiva de Niède Guidon,  a coletiva, a partir do local em que essa mulher está inserida.

Márcio Bigly, da B&T, deu mais detalhes da produção. “Esse filme foi aprovado pela Ancine [Agência Nacional do Cinema] e teve apoio do Governo Estadual do Piauí, através da Secretaria de Cultura. É uma produção da B&T em parceria com a Lente Viva Filmes, de São Paulo”, informa.

A ficha técnica do longa traz nomes de grande competência e experiência. “O documentário tem a direção do Tiago e direção de fotografia de Jacques Cheuiche, esse que já fez muitos filmes do Eduardo Coutinho [cineasta considerado um dos maiores documentaristas do Brasil]”, destaca Bigly. O documentário terá seu primeiro corte [edição] ainda neste mês.

FICHA TÉCNICA:

Direção TIAGO TAMBELLI | Produção Executiva BÁRBARA NEPOMUCENO, TALYTA MAGNO, MAURÍCIO MONTEIRO, ANDRÉ PESSOA, FÁTIMA GUIMARÃES, FERNANDA LOMBA | Diretor de Fotografia JACQUES CHEUICHE | Som Direto NICOLAS HALLET

Comentar