Ato 27: Theatro 4 de Setembro traz programação especial nesta quarta (27) para comemorar Dia do Teatro e do Circo

Por Redação Entrecultura - 26/03/2019 14h51

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro realiza, nesta quarta-feira (27), mais uma edição do Ato 27, uma maratona de ações e espetáculos que acontecerão durante todo o dia.

O evento tem início às 9h da manhã e encerra às 2h da madrugada. João Vasconcelos, diretor do Complexo, contou detalhes da programação. O Ato 27 chega em sua quinta edição em uma parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated). Além dos espetáculos, teremos a exposição de telas de uma criança que tem Síndrome de Down. As obras estarão a venda. Teremos um tributo a atriz Selma Bustamante, diretora e atriz que viveu no Piauí e faleceu recentemente, e uma homenagem ao Tomaz Teixeira, o palhaço Chocolate, que foi morto há pouco tempo. També faremos a entrega do troféu Em Cena, uma parceria com o Coletivo Tear de Arte e Cultura. Vamos fechar a noite com a banda Retrô Hits, em uma festa temática dos anos 80, na galeria do Club dos Diários”, informa.

Lista de indicados ao Troféu Em Cena

Para acessar o evento, a organização pede 1 Kg de alimento não perecível. “É um evento em que todos os artistas estão cedendo gentilmente seus cachês, e em nome do complexo agradecemos a parceria”, pontua.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Entrada Club dos Diários

9h – Recepção com Circo

Escola de Circo da Organização Ponto de Equilíbrio – ECOpeq

Coordenação de Luiz Carlos Vale

Teatro “Torquato Neto”[Club dos Diários]

9h30 – Conversa /Sindicato

***A Voz do Sated-Pi

[Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Piauí . PI]

Lari Salles

Sala Técnica “José da Providência”

10h30 – Dança Contemporânea

Solo de dança “A Rosa”

[Corpo em Dança DRadassi .Teresina/PI]

Concepção e performance Déborah Radassi

Direção Samuel Alvis

O corpo é o limite, quando recebe informações, produz e reinventa a sua própria arte criadora. Deixar o corpo fazer o que quer, a artista criadora conspira ao universo da performance, das falas do Corpo que está plantado no espetáculo A Rosa.

11h30 – Coffe break

Theatro 4 de Setembro

15h – Teatro Infantil

“O Soldado e a Florista”

[Humanitas de Teatro . Timon/MA]

Iarla Ribeiro e Júnior Marks

Direção  J. Marks

O soldado João e a florista Maria decantam essa história d’amor em drama cênico.

Maria adora flores e quer construir um jardim suspenso. João adora aventuras e não medirá forças para realizar os sonhos da esposa.

A peça conta a história dos recém-casados. O sonho de Maria, para flores em jardim suspenso, aponta a um lugar escolhido, nem um pouco comum, que é a Floresta das Árvores Cantoras.

João, um aventureiro, será o guia da esposa até a floresta. Mas, esse herói atrapalhado tem uma missão difícil, pois tornar possível os sonhos de uma esposa não é tarefa simples, há uma lista de quereres a serem conseguidas. Ao chegarem ao local indicado, encontram a floresta devastada. Inicia-se uma busca para encontrar pistas e desvendar o ocorrido. O casal enfrentará a Senhorita Cinzenta, figura estranha e sem qualquer paciência para flores e cores. Senhorita Cinzenta é a grande responsável pela destruição das árvores cantoras da floresta.

Janelas/sacada do Theatro 4 de Setembro

18h – As Vozes dos Esquecidos – Concert Moment

[AbraCaDaBra de Teatro . Teresina/PI]

Direção Franklin Pires

As Canções temas do espetáculo musical “Batalha do Jenipapo – As Vozes dos Esquecidos”, de Franklin Pires.

Enredo cantado que narra a saga romântica do 13 de Março, data em que se licencia a História da Batalha piauiense[13 de março de 1823], às margens do riacho Jenipapo, em Campo Maior, norte do estado, quando o Piauí abriu trincheiras de adesão à Independência do Brasil.

O texto e direção é de Franklin Pires, a direção musical de Edivan Alves e direção de arte, BLima.

Café Literário “Genu Moraes”

18h – Exposição Arte Visual Mirim

“João Hélyo – Exposição Individual”.

João Hélyo é piauiense, natural de Esperantina, e descobriu-se artistas visual ao ser facilitado às tintas, pincéis e temas livres do colorido e expressionismo abstrato do ato pictórico.

Uma criança, de dez anos, que carrega consigo o Especial, de ser, estar contido na síndrome de down, e que define-se em tom da vida de inspirar o Artista, em si, revelado às Artes Visuais.

A “João Hélyo – Exposição Individual”, inserida na programação do Ato 27 Ano V, do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, abriga revelação do artístico que dialoga com a própria criação inspirada e com o Ato manifesto do Dia do Teatro e do Circo.

18h30 – Homenagem \Cênico

Tributo à Selma Bustamante[Palhaço Candura] e ao Tomás Teixeira [Palhaço Chocolate]

Cenas:

*Palha Assada[Oficinão . Teresina/PI]

direção Adalmir Miranda

*Um Bico Para Velhos Palhaços[GHarém de Teatro . Teresina/PI]

com Francisco Pellé

Direção Arimatan Martins

*Video-clipes[Memória iconográfica dos homenageados/fotografias]

Performance de Palhaçaria em Homenagem a dois Artistas da Arte do Circo, uma paulista e um piauiense. Um Ato póstumo dedicado a duas personagens da cena circense que marcaram a cidade de Teresina, a atriz, diretora de Teatro, arte Educadora, Selma Bustamante e ao ator e Palhaço Tomás Teixeira.

Selma viveu em Teresina por muitos anos e é a criadora do Palhaço Candura. Já o ator piauiense, Tomaz Teixeira, desempenhou sua arte circense em palcos, empanadas e picadeiros, rua e onde quer que seu Palhaço Chocolate tenha demarcado alegria. Os dois artistas despareceram, precocemente, neste 2019

Theatro 4 de Setembro

19h – Dança

Corpônica

[Balé da Cidade de Teresina – BCT . Teresina/PI]

coreografia e direção Samuel Alvís

O trabalho foi criado a partir do convite da Orquestra Sinfônica de Teresina para que o Balé da Cidade participasse do Concerto de Natal 2018 que a Orquestra preparava. E o ponto de partida para a criação coreográfica foi o universo musical e os conceitos deste universo que também são utilizados na dança: partituras, afinação, melodia. É a orquestra de corpos, que concretizam a música enquanto dançam. Corpônica é  uma criação do Samuel Alvís, coreógrafo residente e também bailarino do Balé da Cidade.

19h30 – Homenagem \Troféu

Entrega Troféu “Em Cena”

[Coletivo Tear  de Arte e Cultura . Teresina/PI]

Curadoria Siro Siris

Há três edições, o Ator e diretor de Teatro, dramaturgo e Arte Educador, Antonio Siro Siris, realiza o Projeto Troféu Em Cena/Prêmio “Raimundo Dias de Teatro” em que caracteriza premiar Artistas e Técnicos da cena piauiense e confraternizar a Arte do Teatro que se produz na cidade e no estado do Piauí.

Galeria de Arte “Nonato Oliveira” [Club dos Diários]

21h30 – Festa Confraternização / Música

Show Banda RetroHits

– Temática Anos 80 –

[Vieira Neto. Teresina/PI]

O Show da RetroHits faz um mergulho nas músicas e Canções Anos 80 e inspira o melhor revive dos hits e sonoridades que embalaram gerações e ainda causam espécie, quando o assunto é Memória dos temas e hit parade que o mundo produziu à indústria do lazer e história fonográfica.

Serviço

Dia Mundial do Teatro Dia Nacional do Circo

Dia 27 de Março

manhã tarde e noite

Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro

Entrada: 1kg de alimento não perecível

 

Comentar