Cine Diálogo: exibição de filmes sobre os povos indígenas no Museu do Piauí

Por Redação Entrecultura - 01/04/2019 14h05

O Museu do Piauí vai se encher de histórias sobre os povos originários e suas raízes, com mais uma edição do Cine Diálogo no próximo sábado (06). A sessão seguida de debate completa a programação do Museu, que neste mê realiza a Semana dos Povos Indígenas. O Cine Diálogo de abril exibirá filmes independentes que trazem a tona questões pertinentes ao nosso contemporâneo em relação a cultura indígena no Brasil. Confira os dois curtas selecionados para dar início a esse novo ciclo de cinema:
.
.
.
Filme 1:

Waapa (2017)


Produção: Maria Farinha Filmes
Duração: 20 min
Sinopse:
O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Filme 2:

Monocultura da Fé (2018)


Produção: Joana Moncau, Gabriela Mocau, Spensy Pimentel, Izaque João.
Duração: 23 min
Sinopse:
Como no resto do país, também entre os Guarani Kaiowá a igreja evangélica vem ganhando espaço. O mini-documentário percorre aldeias do Mato Grosso do Sul para mostrar denúncias cada vez mais frequentes de violências cometidas por grupos evangélicos contra rezadores tradicionais. O contraste entre os cultos evangélicos e os rituais xamânicos, entre lideranças ancestrais e esse novo ator político que são os pastores e a relação das religiões com as disputas pela terra dão o tom narrativo da curta-metragem.
.
.
.
O CineDiálogo estará sempre de portas abertas (aos sábados) no Museu do Piauí e a entrada é gratuita.

Comentar