Sociedade das Marionetes: ouça o novo single da banda Cianeto HC, que comemora 10 anos de estrada

Por Thais Guimarães - 07/05/2019 10h00

Sociedade das Marionetes é o primeiro single do próximo disco da banda piauiense Cianeto HC, que leva o mesmo nome. Em 2019 o grupo completa 10 anos e lançará seu primeiro disco de inéditas desde Estilhaços (2017). A nova música de trabalho da banda, conhecida pelo flerte com hardcore dos anos 90, questiona um assunto que vem sendo discutido na conjuntura atual: a ideia de “escola sem partido”, cujas implicações, segundo os músicos, são nocivas para o desenvolvimento do senso crítico na sociedade.

Cianeto HC (Foto: Divulgação/Ascom)

Cianeto HC, que passou por coletivos como o Geração Tristherezina e Nuvem Negra, promete apresentar um álbum com marcante ironia politizada contra a falta de empatia com o próximo e a crescente força das fake news em tempos de “pós verdades”. Resistir contra o medo figura como um mantra nesse contexto, segundo as palavras de Heitor Matos, vocalista da banda.

“Resistir é ter coragem de ser aquilo que diz. Estados autoritários, governos intransigentes sempre cresceram exercitando o medo no âmago de seus súditos. Foi assim no antigo regime e é assim mesmo em supostos estados democráticos de direito. Sem provocar medo, tiranos não têm força nenhuma. São desmoralizados, impotentes”, afirma o artista.

Para Lucas Barbosa, guitarrista, o foco da banda tem sido fazer oposição crítica ao autoritarismo e à intolerância. “Sociedade das Marionetes é um reflexo do que virou o Brasil: um povo regido pela intolerância de um governo extremamente fascista e com um discurso violento. Nesses 10 anos de banda, estamos cada vez mais focados em passar para as pessoas a ideia de resistência, de combate ao fascismo e à intolerância. Afinal, o punk é isso: é resistir, ocupar espaços, combater opressões, e nossa música é nossa principal ferramenta para mostrar aquilo que acreditamos”, declara.

O single Sociedade das marionetes pode ser ouvido no YouTube. O álbum completo estará disponível em plataformas como Spotify, Deezer e Bandcamp a partir do dia 16 de maio.

OUÇA SOCIEDADE DAS MARIONETES:

Ficha técnica:

Letras/voz: Heitor Matos

Guitarras: Robervan Sousa e Lucas Barbosa

Baixo: Juliano Bode

Bateria: Diego Felipe

Captação dos instrumentos/produção e arte da capa: Juliano Bode

 

Acompanhe o trabalho da Cianeto HC:

Facebook: https://www.facebook.com/cianetohc

Instagram: https://www.instagram.com/cianetohc

Bandcamp: https://cianetohc.bandcamp.com

Comentários

Jose julio dos reis coelho

Soam a bad religion muito boa a banda hc melodico matavilha zine contra mao.musical abraço a todos mandr seu material para zine adiciona meu zap 08994678318 na espera

08 maio, 2019 Responder

Comentar