Renato Piau ministra o workshop “O novo mercado fonográfico e a guitarra brasileira” neste sábado (13) em Teresina

Por Thais Guimarães - 10/07/2019 00h22

Antes de inaugurar o novo espaço, o Alquimia Sounds realiza, neste sábado (13) no teatro Torquato Neto, o workshop “O novo mercado fonográfico e a guitarra brasileira”, ministrado pelo renomado instrumentista Renato Piau, proprietário do selo Guitarra Brasileira.

No evento, voltado para músicos, produtores e pessoas em geral que buscam informações sobre questões burocráticas da música profissional, Renato Piau lançará mão de todo o seu conhecimento e experiência na área.

Elizabeth Silva, produtora do Alquimia Sounds, informa mais detalhes do workshop. “O evento acontecerá no dia 13, das 14h às 18h. O Renato vai falar sobre direitos autorais, ECAD, selos fonográficos, tudo que envolve o universo burocrático musical. Ao final, os participantes receberão, um certificado pelo selo Guitarra Brasileira”, explica.

Sobre Renato Piau

Renato Piau foi para o Rio de Janeiro em 1971, depois de presente nas bandas “Os Brasinhas”, “The bands”, “Os metralhas” e José e os quatro azes. Ao lado de seu violão logo no começo da década de 1970 lança ao lado de Sérgio Sampaio, Zé Roberto, Raul Seixas, Alex Malheiros, Ivan Conti Maranhão e Wilson Das Neves o disco “Eu quero botar meu bloco na rua” de grande sucesso. O compacto com a música “Bloco”, lançado anteriormente vendeu 500 mil cópias. O tempo passando e Renato Piau continua ao lado de grandes estrelas: Zezé Mota, Tania Maria, Tim Maia e Luíz Melodia são bons exemplos.Grandes parcerias musicais: “Cara a cara”, “esse filme eu já vi”, e famosa guitarrada na versão de “Negro gato” com Luiz Melodia; “Você e eu” com Tim Maia.

Lançou seu próprio selo ali nos anos de 1980, a Guitarra Brasileira, onde mostra seu lado empreendedor apoiando a música independente brasileira e já concorreu a um Gremmy. Atualmente faz o show Renato Piau e Guitarra Brasileira, onde além de apresentar obras consagradas, fala sobre o mercado fonográfico atual, já que atravessou toda uma revolução nesse mercado que vem do vinil e está nas plataformas digitais. Faz parte de uma bela parceria que é o disco “Canto da Revolução” de Doralyce. Cinema, está presente em “Os trapalhões e mágico de Oróz”, produzido por Dedé Santana, além de trilhas espalhadas nos cantos do mundo áudio. No Piauí, onde nasceu, já retornou várias vezes com Luiz Melodia para shows, mas dessa vez, também estará para a gravação e lançamento no Brasil do vídeo clipe Blues do Piauí, música dele próprio com lançamento na Europa e nos EUA em 2020 em todas as plataformas digitais. Esse trabalho faz parte do Circuito Piauí Filmes, que tem o objetivo de levar o cinema piauiense para todo o mundo através da Distribuidora Piauí Filmes.

Serviço:

Workshop “O novo mercado fonográfico e a guitarra brasileira”, por Renato Piau

Quando: 123 de julho (sábado)

Onde: Teatro Torquato Neto (Complexo Cultural Club dos Diários)

Investimento: R$ 50,00 + 1 kg de alimento não perecível (que será doado ao Lar Esperança e Vida)

Comentar