“Reconstruções”: série exibida pelo canal Futura fala sobre habitações precárias e soluções transformadoras

Por Redação Entrecultura - 10/11/2019 16h56

Falta de água, estrutura, espaço e mesmo de um lugar para morar são alguns dos problemas enfrentados por milhões de famílias brasileiras. Para refletir sobre a situação da moradia no país e possíveis soluções, o Canal Futura estreou a série Reconstruções. Em 13 episódios de 15 minutos cada, a série vai mostrar a realidade da habitação precária e as alternativas que já estão sendo postas em prática no Brasil, por meio de ações coletivas que podem gerar significativas transformações. A série é uma produção da Raiz Oito

Série vai mostrar a realidade da habitação precária e as alternativas que já estão sendo postas em prática no Brasil (Foto: Divulgação)

O primeiro episódio, Riacho das Almas I, traz a história da família de Isabela, moradora de Riacho das Almas, um município do agreste pernambucano, que sofre com a escassez de água. Através da mobilização de voluntários dos Estados Unidos, será construída uma cisterna em sua casa. A cisterna de placas, uma criação brasileira engenhosa e de baixo custo, vai permitir a captação de água da chuva e seu armazenamento para os meses de estiagem.

 

Todos os episódios da série, produzida pela produtora carioca Raiz de Oito, estarão disponíveis gratuitamente também no Futura Play.

Sobre o Futura

O Futura realiza a distribuição multiplataforma de conteúdo e metodologias socioeducacionais por meio de um canal de televisão acessível em todo o país pela TV aberta, por satélite e por assinatura, e com atuação em vídeo on demand em plataformas próprias e de terceiros. Essa experiência associa inovação em educação aos recursos da cultura digital, levando a educação para todas as telas e explorando fronteiras da tecnologia com soluções que envolvem, dentre outros recursos, os jogos eletrônicos e os chatbots.

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são SESI – DN e SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votorantim. O Futura pode ser assistido a qualquer hora e em qualquer lugar via Futura Play (www.futuraplay.org).

Sobre a Produtora Raiz de Oito

A Produtora Raiz Oito tem seu primeiro projeto para TV autoral com a série documental Reconstruções, que será exibida as 3ª feiras no Canal Futura, de 5 de novembro até dia 18 de dezembro, retornando com mais seis episódios em março.

Na web, produz a série semanal Fale Conosco, com Júlia Rabello e convidados, para o canal GNT. Também está em fase de finalização o projeto Entrevistando a Memória Viva, feito em parceria com o Museu do Índio, que documenta as vivências dos povos indígenas Arara do Rio Branco e Cinta-Larga.

A produtora também realizou os projetos internacionais Hypland [comercial para a Copa da Rússia], e Monsterlands [ série para o Travel Channel ] em parceria com empresas da Califórnia. Bia Goldenberg e Matheus Ramalho são os sócios da Raiz de Oito, que tem como norteador a excelência profissional aliada ao bom humor, gentileza e transparência.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Matheus Ramalho

Produção: Bia Goldenberg

Direção de Fotografia:  Pedro Faerstein e Miguel Lindenberg

Som Direto: Yuri Ribeiro

Roteiro: Clarissa Moebus Ramalho

Edição de som e mixagem: Final Mix

Trilha sonora original: Leandro Donner

Edição: Matheus Ramalho , Zaga Martelletto, Bernardo Izecksohn Garcia, Henrique Hoffmeister e Bia Goldenberg

Correção de Cor: Glauco Guigon / Yellow Bunker

Parceria: Habitat para a Humanidade Brasil

 

 

Fonte: Ascom

Comentar