Espetáculo “A Vegana em: a história da vida humana” estreia nesta quinta (05) no Teatro Torquato Neto

Por Thais Guimarães - 02/12/2019 18h12

Nesta quinta-feira (05), o Teatro Torquato Neto (Club dos Diários) recebe o espetáculo A Vegana em: a história da vida humana, encenado pelo ator Roberto Portela, com direção de Chiquinho Pereira e texto de Fábio Christian. A entrada é gratuita.

A montagem, de estrutura simples e linguagem leve em formato de monólogo, traz ao palco a Vegana, um diretor de teatro que vai relatando ao público suas experiências no fazer teatral, como explica Chiquinho Pereira. “É um homem gay com mais de 60 anos, que resolve passar suas experiências, e vai falando desse submundo do teatro. Nós, artistas de teatro, somos muito eclipsados, e essa peça fala disso, de uma arte em situação de eclipse”, afirma.

A personagem foi criada pelo próprio Roberto Portela, durante uma temporada de trabalho e pesquisa no Rio de Janeiro (RJ) no ano passado. “Lá no Rio eu via muita comida vegana, muita gente falando em veganismo, a amiga que me recebeu em sua casa lá era vegana, e eu achei interessante, a palavra vegana é bonita, então fiquei viajando nessa ideia de criar a personagem. Quando voltei para Teresina comecei a pesquisar e estudar, já com o texto do Fábio Crazy”, relata o ator.

A Vegana

De lá para cá, foi quase um ano de preparação para a peça. “Foi quase um ano de trabalho de pesquisa, de observar pessoas, capturar seus trejeitos. E tudo muito simples, cenário e figurino, para ele poder circular mais facilmente com esse trabalho”, coloca Chiquinho Pereira.

Essa não é a primeira vez que Roberto Portela, Chiquinho Pereira e Fábio Christian trabalham juntos: nos anos 90 o trio já realizou o monólogo Você não engana ninguém, onde Roberto encena, Chiquinho dirige e Fábio assina a trilha sonora.

A Vegana em: a história da vida humana é um espetáculo para circular o Brasil. As próximas apresentações já estão sendo fechadas, como informa Roberto.

“No início de 2020 vamos percorrer o Rio de Janeiro, estamos com a possibilidade de apresentar em Londrina (PR), e nossa proposta é fazer pelos bairros e teatros de Teresina, como o orçamento é mais baixo, teremos condições de fazer em mais lugares”, finaliza.

 

SERVIÇO:

Estreia do espetáculo A Vegana em: a história da vida humana

05 de dezembro (quinta-feira), às 17h

Sala Torquato Neto – Club dos Diários

Entrada franca

Comentários

Sol

Muito sucesso e que esgotem os ingressos, acompanhei os ensaios e ficou massa, espero poder vê-los aqui no Rio de Janeiro.

03 dez, 2019 Responder

Comentar