Katias Coletivas realizam Talk Show Telúrica dos Sentidos na UFPI

Por Redação Entrecultura - 28/04/2016 12h13
IMG_0137
Lygia Rissope (à esq.) recebe convidados (Vitor Kozlowski e Sam Drade) no Talk Show das Katias Coletivas (Foto: Vicente de Paula)

“Olá, vamos gritar?! Vamos fazer um fuá?!” É assim que Lygia Rissope geralmente abre os trabalhos dos talk showns de gênero que promove na Universidade Federal do Piauí. Esta edição “Talk Show das Kátias Coletivas: Telúrica dos Sentidos” que acontecerá nesta sexta-feira (29), a partir das 14h00, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O “Talk Show das Kátias Coletivas: Telúrica dos Sentidos” traz o Movimento das Mulheres Cegas e de Baixa Visão; e o debate sobre Gênero e Sexualidade: o social nos primeiros povos brasileiros, em que se discutirá as identidades mulheres e homossexuais, lutas e lideranças femininas na cultura índigena.

Entre os convidados para o debate, estão os professores: Jóina Freitas Borges (Arqueologia), Maria do Carmo Alves do Bomfim (­DEFE/CCE), Paula Molinari (Curso de Música) e Dheyvid Pereira (PET Integração).

Após o talk show, a partir das 20 horas, acontecerá uma cultural com apresentação da performance “Terra dos Sentidos”, composta por integrantes das Kátias Coletivas. O Talk Show encerra com apresentação cultural com os Dj’s: Nelson Barbosa, Germanno Marques, Fab Cristo e Maria Ayawaska.

Os eventos das Katias Coletivas discutem a cultura trans e LGBT de modo geral, com uma pegada responsável, e bastante descontraída. A Katias Coletivas é um grupo que tem como objetivo discutir temas que dialogam com as diversas identidades presentes na nossa sociedade.

A proposta do formato Talk Show conta com entrevistas dinâmicas mediadas pela estudante e integrante do coletivo Lygia Rissoupe como forma de atender a nova realidade e percepção dos movimentos LGBTS no Brasil e no mundo.

Kátias Coletivas

Formada em 2015, o Coletivo traz no seu nome uma homenagem a Kátia Tapety, primeira transsexual a se eleger para um cargo político no Brasil. O objetivo do grupo é levantar reflexões e diálogos, assim como o emponderamento aos indivíduos dentro dos cenários sociais, políticos, de gênero e sexualidade no âmbito das universidades e da sociedade em geral.

13096224_1691310967805018_3509660725480822883_n

Comentar