Alisson Carvalho abre a exposição “A poética do corpo no espaço” no dia 01 de novembro na UFPI

Por Thais Guimarães - 28/10/2019 12h45

No dia 01 de novembro acontece a abertura da exposição do artista visual e escritor Alisson Carvalho, às 19h no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI, que vem constantemente atuando na comunidade, promovendo ou recebendo eventos de relevância cultural. A exposição tem como tema e título “A poética do corpo no espaço” e contará com o Pocket Show do artista Antônio Vinícius, que fará uma intervenção musical e poética no ambiente.

A exposição tem como objetivo abordar os temas despertados no artista durante sua experiência acadêmica e é também uma forma do pesquisador utilizar a multidisciplinariedade para apresentar à sociedade aspectos percebidos na pesquisa de campo.

A amostra do trabalho não tem a pretensão de explicar, apenas apresenta algumas questões sobre as masculinidades e corporeidades utilizando as artes visuais como registro da relação do corpo com o espaço, a sociedade e a cultura.

Com isso o artista pretende expor como a etnografia é capaz de impactar os próprios preconceitos, desnudando muitas das noções construídas sobre a corporeidade. Tudo isso é apresentado nas obras pintadas com tinta acrílica que serão organizadas no espaço e brincarão com a própria noção de espaço, permitindo que o público tenha uma experiência diferenciada sobre as nuances de uma pesquisa acadêmica.

A exposição “A poética do corpo no espaço” ficará disponível para visitação durante todo o mês de novembro no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI.

Sobre o artista

Alisson Matheus Soares de Sousa Carvalho, natural de Teresina, Piauí, é Bacharel em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Federal do Piauí. Redator do projeto Geleia Total. Escritor e Artista Visual. Escreve e desenha desde criança sempre aliando a literatura ao desenho. Começou na pintura depois que ingressou no Mestrado em Antropologia como forma de aliar as pesquisas multidisciplinares sobre as masculinidades e corporeidades que perpassam a noção cultural de corpo e como a cultura (ou o poder) se manifesta por meio do corpo através das suas técnicas e performatividade.

Sobre o Museu de Arqueologia e Paleontologia

O Museu é um espaço aberto para o público e possui um acervo contendo fósseis e vestígios arqueológicos que foram encontrados no Piauí. Além das diversas exposições o museu vem organizando diversas exposições e eventos abertos à comunidade. O espaço fica aberto à visitação do público de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h30min as 12h00 e de 14h00 as 18h00min. Os grupos escolares interessados em conhecer o espaço devem agendar a visita com antecedência pelo telefone: (86) 3237-2262.

Comentar