“A Dança do Calango é um dos espetáculos mais marcantes da dança piauiense”

Por Eduarda Araújo - 16/05/2020 19h24

Companhia de dança Luzia Amélia resgata momentos do espetáculo Dança do Calango em live 

A companhia de dança Luzia Amélia marca data para resgatar a trajetória de 23 anos do espetáculo “A Dança do Calango”. A live será realizada dia 20 de maio às 16:00hrs no instagram @cialuziaamelia e contará com a participação de Luzia Amélia, Drika Monteiro e Andreia Barreto.

O resgate da Dança do Calango não estava planejado, surgiu durante o isolamento social como forma  de matar a saudade. Luzia Amélia, Andreia Barreto e Drika Monteiro perceberam nesse evento online uma forma de manter a companhia ativa. “Nos desafiamos a pensar em um repertório que tanta gente que é  da nossa companhia  gostaria de reviver” Informou Luzia Amélia.

O evento foi pensado agora para suprir a necessidade da companhia se fazer presente. O espetáculo foi escolhido por remeter a uma criatura resistente como o calango. “A gente deve resistir mesmo em um meio tão adverso, assim como o calango resiste. Esse espetáculo tem tudo a ver com esse momento” pontuou Luzia Amélia.

Passaram pelo espetáculo muitos bailarinos que hoje estão com suas carreiras solos, com grupos e em direção de escolas. De acordo com Luzia Amélia a dança do calango é uma espécie de fábrica de talentos: “Formamos pessoas que estão aí hoje sendo fazendo a dança piauiense então eu acho que a Dança do Calango tem importância não só como um espetáculo de dança mas como um desenvolvedor de talentos para comunidade”.

A transmissão ocorrerá durante cerca de uma hora e meia e pretende-se, além do espetáculo, resgatar imagens e filmagens. Luzia Amélia revela ao Entrecultura: “Eu tenho esse material, nós tivemos o cuidado de guardar. Eu quero relembrar coisas que aconteceram nos bastidores, apresentações e acontecimentos… Fizemos muita coisa interessante esse tempo todo eu acho que a Dança do Calango é um dos espetáculos mais marcantes da dança piauiense”.

 

I

Comentar