SICAC já está disponível para cadastro de trabalhadores da cultura de todo o Piauí

Por Eduarda Araújo - 23/07/2020 15h16

Hoje dia 23 julho, por meio  de videoconferência, o governador Wellington Dias (PT) lançou o Sistema de Cadastro Cultural do Estado (SICAC), que é pré-requisito básico para que o os trabalhadores da cultura possam ter acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc.

Wellington Dias em vídeoconferencia (foto: Reprodução Youtube)

O aplicativo realizará um mapeamento de toda a produção cultural no Estado do Piauí, com intuito de nortear os programas governamentais do setor. O Governo Federal irá auxiliar na seleção de trabalhadores que possam ser beneficiados pela Lei Aldir Blanc, que é a Lei de emergência cultura e irá disponibilizar um auxílio aos produtores culturais do país. Esse cadastro é pré-requisito básico para que o beneficiário possa receber os recursos da Lei Aldir Blanc.

“É uma iniciativa a partir de uma lei aprovada no Congresso, sancionada pelo Governo Federal, que permite as condições de uma plataforma que faz esse levantamento de informações e a partir deste cadastro se define o acesso para a Lei Aldir Blanc. Este projeto tem o objetivo a proteção, apoio, auxílio aos agentes culturais. É um instrumento importante para que tenhamos uma atualização, acervo dos nossos artistas, agentes culturais, expressões culturais”, disse o governador.

Franscico Pellé é ator, produtor e faz parte de um movimento que reúne diversos representantes da classe artística que desde do início da crise lutam pelos direitos da classe  artístico-cultural, reforça a importância de fazer esse cadastro.

“Fazer o cadastro não significa que a pessoa já vai receber o recurso, o SICAC é um cadastro cultural, uma espécie de levantamento de dados do estado. Após se cadastrar no SICAC vai haver o processo de solicitação do recurso, onde irá ter um cruzamento de dados com as informações levantadas no SICAC. O cadastro na plataforma é pré-requisito, pois só conseguirá solicitar o auxílio aqueles que já estiverem cadastrados no sistema.” Destacou.

O secretário estadual de Cultura Carlos Anchieta informou que o sistema de cadastro já está disponível no site da Secretaria de Cultura (www.cultura.pi.gov.br/sicac/) e já pode ser acessado pelos trabalhadores da cultura de todo o Piaui para que possam fornecer seus dados.

“Vamos ter um mapa cultural de todas as manifestações artísticas que existem no Piauí, toda esta equipe, um trabalho que foi construído com os técnicos do setor de cultura. É um mapa cultural do Piauí, que mais para frente vai servir para linkarmos a base de dados do Governo Federal. Foi um trabalho realizado junto com a ATI, foi um trabalho com os artistas, e está agora já no site da Secretaria de Cultura”, frisou.

Wellington dias e Nelson Nery Costa( foto: Reprodução Youtube)

 

Comentários

Silvan Oliveira de Sousa

Queria muito receber esse auxílio pois sou músico e estou muito tempo parado

30 jul, 2020 Responder

Comentar