“NOSSA” lança edital com ajuda aos projetos dos jovens das periferias do Brasil

Por Redação Entrecultura - 16/09/2020 15h09

 

Por: Raimundo Cardoso

 

O objetivo de mobilizar jovens entre 18 a 30 anos, das periferias urbanas brasileiras para que tenham acesso aos recursos que permitirão dar continuidade a projetos de impacto em suas comunidades. E as inscrições seguirão abertas até 30 de setembro.

A rede de ativismo “NOSSAS” está lançando um edital “Periferia que Faz”, com o objetivo de mobilizar jovens entre 18 a 30 anos, das periferias urbanas brasileiras para que tenham acesso aos recursos que permitirão dar continuidade a projetos de impacto em suas comunidades. Podem concorrer pessoas físicas, coletivos e organizações, institucionalizados ou não, e as inscrições seguirão abertas até 30 de setembro.

Segundo o site, serão distribuídos entre jovens das periferias urbanas bolsas entre R$ 10 mil e R$ 20 mil para até 22 grupos espalhados por todo o Brasil, priorizando projetos que trabalham direto e indiretamente no combate ao racismo.

Para concorrer, os projetos devem está incluso nas seguintes áreas, como meio ambiente e clima, esporte, lazer, assistência social, direitos humanos, educação, arte e cultura, combate ao trabalho infantil, direitos digitais, saúde e prevenção de doenças, comunicação comunitária, ciência e enfrentamento da Covid-19.

Os critérios para as escolhas dos projetos, levam em consideração questões que envolve raça e classe, então as inscrições priorizadas são as liderados por mulheres negras, indígenas, cis e transgêneros. De acordo com o site, serão priorizados também pessoas e grupos minimamente articulados em seus territórios e com projetos de impacto a curto e médio prazo, as propostas selecionadas serão de todas as cinco regiões do país e as propostas não poderão ser relacionadas as eleições ou política institucional.

Passo a Passo

  • Primeiramente, o candidato deve fazer sua pré-inscrição no formulário no site Periferia que Faz, as inscrições seguirão até o dia 30 de setembro.
  • O segundo passo, é responder ao formulário que o interessado receberá pelo endereço de e-mail após a pré-inscrição. O candidato deve responder um questionário sobre ele mesmo e sobre o projeto que desenvolve, e depois deve concluir com a gravação de um vídeo de até dois minutos sobre a proposta.
  • O terceiro passo, a equipe do “NOSSAS”, junto de um Comitê Externo de Seleção, fará a escolha dos projetos selecionados, e todos os inscritos serão comunicados do resultado.

Cronograma

Inscrições: 14 de setembro a 30 de setembro de 2020;

Primeira etapa de avaliação do NOSSAS: 30 de setembro a 10 de outubro de 2020;

Análise do Comitê Externo de Avaliação: 10 de outubro a 21 de outubro de 2020;

Análise final das propostas: 21 de outubro a 25 de outubro de 2020;

Divulgação dos resultados: 30 de outubro de 2020;

Repasses dos recursos: 01 de novembro a 23 de novembro de 2020;

Prazo final para a realização das ações:  31 de janeiro de 2021;

Prazo final para envio do relatório e prestação de contas: 05 de fevereiro de 2021.

 

Comentar