Museu do Piauí realizará exposição online da artista Jasmine Ribeiro

Por Redação Entrecultura - 19/09/2020 17h21

 

Por: Raimundo Cardoso

A programação faz parte da 14ª Primavera dos Museus previsto para acontecer de 21 a 27 de setembro de 2020. E a exposição com parceria da Geleia Total.

Artista piauiense Jasmine Ribeiro. Foto: Rede Social da Artista.

Durante a 14ª Primavera dos Museus previsto para acontecer de 21 a 27 de setembro de 2020, o Museu do Piauí (Casa de Odilon Nunes) realizará a Exposição online “Reflexos Literários: Estéticas Artísticas de Inclusão” da artista piauiense Jasmine Ribeiro Malta, em parceria com a Geleia Total. O Objetivo é que os trabalhos expostos sejam amplamente acessados e desfrutados pelos visitantes.

Para a artista, Jasmine Ribeiro afirma que “Participar de uma programação no Museu do Piauí é algo maravilhoso para todo artista, porque é importantes equipamento cultural de nosso Estado, onde encontra-se muito da identidade piauiense e, claro, de nossa história”. E acrescenta

“E poder compartilhar do meu fazer artístico, com obras que mescla poesia e pintura. Sinto-me honrada em estar nessa programação, inovadora, inclusiva e alentadora. Pois será um ‘refresco’ durante o processo de isolamento provocado pela pandemia”.

São dez telas convertidas em imagens para o acesso visual através de plataforma online devidamente acompanhadas pelo recurso da audiodescrição. As limitações provocadas pelo estado de pandemia não permitem o acesso físico às obras, mas posteriormente elas serão apresentadas na área de exposição do Museu do Piauí com o contato manual sobre elas totalmente liberado, acompanhadas pelas Fichas Técnicas com impressão para a leitura em braile e o recurso de vídeo para Língua Brasileira de Sinais (Libras) (através de QR Code).

As obras foram executadas enfatizando dois elementos da linguagem visual, sendo a “Textura” e a “Cor”, exatamente para que pudessem destacar as intervenções poéticas. Os textos são também de autoria da artista, e foram manuscritos em folhas de papel desgastadas pelo tempo, com todas as intervenções de manchas, rasuras e amassados bastante característicos; algumas receberam ainda a aplicação de papel artesanal e em uma há presença de renda bordada. Uma atmosfera bastante pessoal revelando facetas da ativa multiplicidade de Jasmine Malta.

Complementando a Exposição Online haverá também um momento para o diálogo com a artista e curadora através do “Cajuína no Museu”, às 20h do dia 24 de setembro pelo canal do Youtube da Geleia Total. E com medição do Escritor e Artista Visual, Alisson Carvalho e da Professora do Educativo do Museu, Elaini Pacheco.

A Artista e Curadora

Jasmine Soares Ribeiro Malta é Professora, Artista Visual, Escritora, Designer de Interiores, Cervejeira Artesanal e Produtora Cultural. Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui Ateliê-Escola em Teresina e na cidade de Bom Jesus do Gurgueia. É Presidente Coordenadora da Associação e Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) Coordenadoria Piauí, Conselheira Municipal de Cultura no Setorial de Patrimônio Material e Natural, Diretora de Eventos da Associação de Cervejeiros Artesanais do Piauí (ACervA). Natural de Teresina-PI, é casada e mãe de três filhos.

Instagram da Artista Piauiense 

Jasmine Ribeiro: @jasmineribeiromalta

Comentar