Um grande sucesso do cantor Tim Hardin

Por REDAÇÃO - 04/06/2021 15h07

O vídeo da “dancinha” do Tik Tok, protagonizado por três jovens numa divertida performance, viralizou nas redes sociais. Da noite para o dia, incontáveis reproduções da “dancinha” foram e vem sendo feitas, principalmente no Instagram e Tik Tok.

Mas você sabe a história dessa canção?
Se ouviu por aí que é uma música do Ronnie Von, chamada “O Carpinteiro”, e acreditou, parabéns. Errou.

A canção “If I were a carpenter” foi composta e lançada por Tim Hardin em 1967. O primeiro álbum, Tim Hardin, tem forte acento blues. Mas em seu segundo disco, o cantor assumiu a sonoridade folk que o definiria esteticamente, sendo desse segundo disco a canção aqui citada.  Nessa consolidação de sua veia folk, “If I were a carpenter” torna-se seu principal sucesso.

Tim Hardin
Foto: Reprodução/Internet/Google

Em 1969, Tim Hardin teve seu grande momento, ao apresentá-la no Festival de Woodstock, numa das passagens mais belas do evento.
Posteriormente, os Small Faces, de Steve Marriott, fizeram uma regravação que é totalmente rock’n’roll, como mostra o vídeo.

No Brasil, como citado antes, foi Ronnie Von quem popularizou a composição de Hardin. Infelizmente, como muitos artistas trágicos dos anos 60, Tim Hardin sucumbiu ao vício em heroína e morfina, encerrando precocemente uma carreira promissora e perdendo a chance de ver uma canção que compôs em seu quarto ganhar as plataformas digitais e redes sociais e, quem sabe, fazer com que as pessoas redescobrissem a sua bela obra, caso fosse preciso.
Talvez até ouvíssemos a canção no vídeo da dancinha.

Tim Hardin
Foto: Reprodução/Internet/Google

Tim Hardin em woodstock https://youtu.be/sJy6Ds39PBo

Small Faces: https://www.youtube.com/watch?v=sngAEbtEAlg

Por Marco Antonio, Músico, Professor, Escritor e Produtor Cultural.

Comentar