Fórum Estadual Nordeste das Artes inicia no dia 27 com programação diversificada

Por suporte - 21/03/2019 12h41

Visando difundir, estimular e valorizar a produção artística e cultural dos estados do Nordeste, por meio de ações formativas e de fruição, o Sesc criou o Nordeste das Artes. O objetivo maior do projeto é criar condições que possibilitem a produção artístico-cultural para que ela se torne um real instrumento de transformação dos indivíduos e da sociedade.

Este ano, em Teresina, o Fórum Estadual Nordeste das Artes tem início no dia 27 de março, com vasta programação gratuita no Auditório José Alves Filho, no prédio do Senac da Avenida Campos Sales. Maiores informações podem ser obtidas no telefone (86) 3230-9991.

O público alvo do Fórum são técnicos de cultura e gerentes de unidades do Sesc, artistas, gestores de instituições culturais e educativas, produtores, críticos de arte, curadores, pesquisadores, comerciários e seus dependentes e todos aqueles que se interessem por arte e cultura.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 27/03 (quarta-feira)

Manhã: 8h30 às 12h

Painel 01: A cultura na agenda política

Palestrantes: Augusto Neto (ator, especialista em Linguagem Teatral pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e graduado em Artes Cênicas pela UNB) e Profa. Dra. Ana Regina Rêgo (jornalista, mestra em Comunicação pela Eco-UFRJ e doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP)

Mediação: Hildegarda Sampaio (técnica em dança do Sesc Ilhotas – Teresina)

Local: Auditório José Alves Filho – Senac da Campos Sales

Tarde: 14h30 às 18h

Painel 02: Sustentabilidade, economia e mecanismos de fomento

Palestrantes: Regina Veloso (produtora e gestora cultural, responsável pelo Campo Arte Contemporânea, pelo Programa Casa de Produção e pela Plataforma Demolition Incorporada)

e Luís Sá (gestor cultural fundador e administrador do Música Para Todos)

Mediação: João Carlos Araújo (produtor cultural e técnico de cultura do Sesc Avenida – Parnaíba)

Local: Auditório José Alves Filho – Senac da Campos Sales

 

28/03 (quinta-feira)

Manhã: 9h às 12h

Painel 03: Formação e profissionalização do artista

Palestrantes: Marcelo Evelyn (coreógrafo e intérprete na Plataforma Demolition Incorporada, gestor do Campo Arte Contemporânea e professor da Escola Superior de Mímica de Amsterdã) e Chiquinho Pereira (graduado em História pela UESPI, mestre em Políticas Públicas pela UFPI, produtor cultural, diretor de teatro e ator)

Mediação: Fagner Silva (produtor cultural e técnico de música do Sesc Ilhotas – Teresina)

Local: Auditório José Alves Filho – Senac da Campos Sales

Tarde: 14h30 às 18h

Painel 04: Representatividade, poéticas identitárias na produção artística e nos públicos

Palestrantes: Prof. Ms. Kássio Santos (mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA) e Prof. Dr. Francisco Carvalho (doutor em Estética e Filosofia da Arte pela Uned/MADRI, doutor em Ética pela Universidade de Sevilla e mestre em Artes Visuais pela UNESP)

Mediação: Camila Maia (técnica em Literatura do Sesc Caixeiral – Parnaíba)

Local: Auditório José Alves Filho – Senac da Campos Sales

 

29/03 (sexta-feira)

Manhã: 9h às 12h

Painel 05: Cultura Digital, Juventude e Redes de Convivência

Palestrantes: Profa. Dra. Ana Maria Rodrigues (socióloga, especialista em Gestão da Cultura, mestra em Sociologia, doutora em Ciências Sociais com pós-doutorado em Sociologia) e Layane Holanda (licenciada em Educação Artística pela UFPI, curadora e realizadora do Trisca Festival e produtora cultural na plataforma @_canteiro_)

Mediação: Camila Batisttetti (técnica em Artes Visuais/Audiovisual do Sesc Caixeiral – Parnaíba)

Local: Auditório José Alves Filho – Senac da Campos Sales

Tarde: 14h30 às 18h

Painel 06: Hábitos e práticas culturais na região Nordeste

Palestrantes: Vagner Ribeiro (músico licenciado em Educação Artística pela UFPI, especialista em História da Arte e da Arquitetura pelo ICF e mestre em Antropologia pela UFPI) e Profa. Dra. Maria Dione (socióloga, especialista em Gestão da Cultura, mestra em Sociologia, doutora em Ciências Sociais, com pós-doutorado em Sociologia)

Mediação: Jedson Martins (técnico em Patrimônio do Sesc Caixeiral – Parnaíba)

Local: Auditório José Alves Filho – Senac da Campos Sales

Clique no link para obter a ficha de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfecKUt_7dN2usAgJMZw9yZDvTwV9yM3QUtdh9P1V_40z8gIQ/viewform

Comentar