Cidade Junina 2019 celebra 25 anos de tradição no Piauí

Por Redação Entrecultura - 10/05/2019 15h22

O maior São João do Piauí está chegando e acontecerá entre os dias 15 e 22 de junho no estacionamento do Shopping Rio Poty, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. Este ano, a Cidade Junina é ainda mais especial, pois celebra 25 anos de tradição no Estado, trazendo melhorias e novidades que tornarão a festa ainda mais atrativa para os piauienses. A expectativa é que mais de 350 mil pessoas passem pelo local.

O evento é totalmente gratuito e traz oito noites de programação diversificada para todos os públicos com apresentações culturais, shows musicais e de humor, festival de quadrilhas, praça de gastronomia com comidas típicas, parque de diversões, casamento coletivo, exposições de artesanato e ações sociais que envolvem atendimento médico emergencial e serviços de beleza. A grande novidade é que a criançada também contará com uma programação lúdica na “Cidade Junina Kids”, que levará muita diversão e brincadeiras.

Este ano, a animação da festa ficará por conta de bandas como Felipão, Samira Show, Farra da Gordinha, Waldo e Felipe, Lilly Araújo, Validuaté, Top Gun, Leo Cachorrão, Damásio Neto, Gonzaga Lu, João Veloso, Minamora, entre outros. O evento é uma realização da Associação de Apoio Assistencial, Cultural e Educacional Maria do Amparo (AACEMA), com promoção do Portal Clube Notícias, e visa promover cultura, lazer e diversão aos piauienses, além de movimentar a economia do Piauí.

A diretora executiva do Clube Notícias, Christianne Alencar, destaca ainda que a festa guarda as tradições dos piauienses e valoriza a produção regional. “Há 25 anos estamos dando continuidade às tradições do Nordeste e do nosso Estado ao promover cultura e valorização dos nossos artistas. Com isso, mais do que fazer história, a Cidade Junina resgata memórias, que por vezes são esquecidas pelo nosso povo”, enfatiza.

A Cidade Junina já é consolidada no calendário oficial do Piauí e, além de ser considerada Patrimônio Cultural do Estado, também está entre as sete maiores festas juninas do Brasil, segundo o levantamento do Momondo, buscador de passagens aéreas e hotéis. Depois de 25 anos de existência, o evento se tornou a festa mais esperada do ano pelos amantes da cultura popular junina, empresários e famílias que aproveitam a alegria da festa para se divertir.

Novidades

Além da Cidade Junina Kids, a 25ª edição do evento também traz novos espaços, como uma nova Feira de Exposição e Negócios; melhorias na arena de quadrilhas, que agora será ao lado da Igreja do Meduna com arquibancadas maiores, e a proposta do Camarote Antoniel Ribeiro, com serviços exclusivos, open bar e open food. Além disso, o evento contará uma tirolesa de 170m, para os visitantes que gostam de aventura.

Este ano, a Cidade Junina também inova ao trazer a proposta de uma programação com dois dias diferentes dos tradicionais, a “Xiola Junina”, dia 17 de junho, e a “Terça do Samba” no dia seguinte, 18 de junho. No primeiro, a ideia é abranger aqueles que curtem os hits da swingueira e do funk. A abertura contará com DJ tocando funk e segue com BB Chorão, Hallan Castro, Gang e Cia e Kaio Stronda, trazendo um repertório especial para o evento.

Já na “Terça do Samba”, a proposta é resgatar o samba de raiz e abranger também o público que gosta de pagode, especialmente os mais jovens. Na ocasião, clássicos do samba serão relembrados com músicas que marcaram épocas. A festa será encerrada com show do grupo musical Batuque Piauí Samba.

Cidade Junina Kids

Com o intuito de promover mais alegria, cultura e tradição às crianças que acompanharão os pais nessa grande festa, a Cidade Junina 2019 contará com um espaço infantil ambientado com decoração junina, parque de diversões e muitas atividades promovidas por monitores para acolher a criançada. As delícias juninas também estarão presentes com barraquinhas de doces e guloseimas para os caipirinhas.

Com uma programação que inicia às 18h30, a Cidade Junina Kids vai resgatar a tradição da quermesse com brincadeiras típicas e apresentações teatrais de fantoches e folclóricas. No último dia do evento, acontecerá a quadrilha kids e os pais são convidados a levarem as crianças fantasiadas para a festa.

Comentar