Inscrições para o I Festival Humana de Cinema seguem até sexta (14)

Por Redação Entrecultura - 10/06/2019 17h47

Com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema independente e criar estímulos para produções audiovisuais, a Humana Saúde apresenta o I Festival Humana de Cinema. A intenção é abrir espaço para um cinema inclusivo, de fácil acesso, de todos e para todos.

Os cineastas podem se inscrever até o dia 14 de junho nas categorias animação, ficção e documentário e concorrer até R$ 15 mil em prêmios. As inscrições podem ser feitas pelo site do festival. A mostra ocorrerá no dia 24 de agosto, às 9h, no Teresina Shopping.

Para um dos curadores do evento, o jornalista e criador do coletivo Labcine, Weslley Oliveira o volume de trabalhos mostra a força da produção de curtas no país. “No Brasil, hoje a produção independente de curta-metragem está em um momento muito forte. Com cada vez mais acesso às tecnologias que estão mais baratas e com acesso à informação facilitado pela internet, muitas pessoas e coletivos estão produzindo onde há um tempo não era tão fácil se fazer filmes. São comunidades distantes, aldeias, favelas, escolas e universidades com uma produção audiovisual de qualidade”, ressalta.

O também curador e professor de cinema Monteiro Júnior destacou a importância do Festival Humana para a produção audiovisual local. “É um espaço aberto para quem produz no Piauí ter seus filmes concorrendo e sendo vistos. Teresina estava precisando de uma iniciativa assim”, frisou.

Monteiro também chamou atenção para a amplitude do evento. “Quem tiver uma produção dentro das três categorias e de até 20 minutos pode se inscrever. Qualquer pessoa de qualquer cidade, estado ou país poderá concorrer”, explicou.

Comentar