Novembro Musical: Escola de Música Possidônio Queiroz traz vencedores do Grammy Latino para evento em Teresina

Por Thais Guimarães - 31/10/2019 01h44

Uma celebração a música instrumental. Assim poderíamos sintetizar o Novembro Musical, evento que acontece a partir do dia 04 do referido mês em Teresina, realizado pela Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz. A programação vai contar com apresentações e workshops de renomados instrumentistas vindos de diferentes estados brasileiros, dentre eles, o violonista Lula Galvão, o baterista Di Stéffano e o Trio Corrente, vencedor de um Grammy Latino de melhor álbum de Jazz. O acesso em cada dia de evento se dará por meio da doação de um pacote de leite em pó.

Esta é a segunda edição do Novembro Musical, que abraça programações distintas, como explica o músico Paulo Dantas, coordenador da Escola Possidônio Queiroz. “São eventos que já aconteciam na escola, mas, há dois anos fomos aprovados na Lei Estadual de Incentivo a Cultura, e isso viabilizou a realização de algo maior. Teremos, dos dias 04 a 06 a Semana do Violão, que já está na sua quarta edição; 07 e 08 o Festival de Baixo do Piauí, que está no sexto ano; 11 e 12 o Baquetada, em sua nona edição; e no dia 19 o terceiro Encontro de Samba e Choro”, declara.

Dantas destaca os nomes que marcarão presença na programação. “Na Semana do violão vamos trazer o Lula Galvão, um grande violonista brasileiro, que circula muito, inclusive internacionalmente. Teremos também o lançamento do CD do violonista piauiense Wellington Torres. O festival de baixo vai contar com o Felipe Moreno, do Rio de Janeiro (RJ), e o Iran Laurindo, de Fortaleza (CE), além do Júnior Carneiro, do Piauí. Depois vem o Baquetada, que terá abertura do Di Stéffano, e posteriormente trará o percursionista Leonardo Reis, da Bahia, e o baterista Kiko Freitas, de Porto Alegre (RS). O encontro de Samba e Choro vai ser com o Trio Corrente, grupo que ganhou um Grammy Latino e já recebeu uma indicação para este ano”, informa o coordenador da Escola de Música.

Trio Corrente

Por fim, o músico e professor ressalta que eventos como esse fazem parte de um constante trabalho feito no sentido de destacar a relevância e qualidade da música instrumental, trabalho este que, segundo ele, tem sido realizado ao longo dos anos no Piauí.

“É um trabalho que começou lá atrás, com Luizão Paiva, Júlio Medeiros, Márcio Menezes, e ao longo do tempo outras gerações vêm tentando sustentar , porque a música instrumental tem um mercado muito peculiar, então, temos que tentar pegar as pessoas em processo de formação, que são os estudantes das escolas, e são eles que vão colocando para a frente essa outra concepção de música”, conclui Paulo Dantas.

Toda a programação acontecerá no auditório da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, na Central de Artesanato, localizada no Centro de Teresina.

 

SERVIÇO:

Novembro Musical

Local: Auditório da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, na Central de Artesanato Mestre Dezinho

Ingresso: Um pacote de leite em pó

 

Programação:

Dias 04, 05 e 06: Semana do Violão

Dias 07 e 08: Festival de Baixo do Piauí

Dias 11 e 12: Baquetada

Dia 19: Encontro de Samba e Choro

 

Comentar