14ª edição da “Primavera dos Museus” acontece nos dias 21 a 27 de setembro

Por Redação Entrecultura - 19/09/2020 16h03

 

Por: Raimundo Cardoso

Com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformações”, o objetivo é demonstrar como no mundo da cultura digital, os museus podem melhor prestar o serviço valendo-se das ferramentas digitais.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece durante os dias 21 a 27 de setembro a 14ª edição da “Primavera dos Museus”, trazendo a temática “Mundo Digital: Museus em Transformações”. O objetivo do evento é demonstrar como no mundo da cultura digital, os museus podem melhor prestar o serviço de preservar, investigar, comunicar, interpretar e expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou cultural, valendo-se das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais e outras plataformas digitais. E que esse processo de assimilação dessas novas práticas e usos foi intensamente acelerado pela pandemia do novo coronavírus.

“A Primavera de Museus acontece todos os anos, em todo o território nacional, e é um convite que o Ibram sempre faz através de uma temática para que os museus possam apresentar suas ações dentro da temática proposta”, afirma a professora do educativo do museu do Piauí, Elaini Pacheco.

Segundo Eliani, afirma que as orientações do Ibram por conta da Covid-19, é que todas as ações da “Primavera de Museus” aconteçam nas plataformas online, e o museu do Piauí conta com o apoio da comunidade, dentre as parcerias destacam a “Geleia Total”, que de acordo com a professora “Já tem um trabalho reconhecido no campo de preservação e de promoção da cultura piauiense”, além do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, do CECA-BR e Rede Educadores Museais (REM- BR) e da TV Garrincha.

“Por mais que a gente tenha em alguns museus do Brasil, já estão começando ações de abertura gradual de algumas atividades. No museu do Piauí não está aberto ainda para o atendimento ao público, até por conta de uma reforma de estruturação que o museu está passando, de climatização do piso superior. Nossa ações desde quando começou a pandemia, já estavam acontecendo, as ações educativas nos espaços virtuais”, explica.

Para a Diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros afirma que “O museu desde o início da pandemia vem procurando se adaptar a essa nova realidade, se reinventando e utilizando suas redes sociais para cumprir o seu calendário de ações educativas e culturais”. e acrescenta

“Temos participado da Primavera de Museus desde a sua primeira edição, mas de forma virtual, realmente é um desafio. Mas o museu tem buscado acompanhar a evolução dos tempos, com o nosso programa educativo contando com parcerias importantes”.

Programação do Museu do Piauí

21/09 (Segunda-feira) – 9h30

Exposição Online: “Reflexos Literários: Estéticas Artísticas de Inclusão” – (Obras e Curadoria de Jasmine Malta Teresina- PI)

Plataforma: Site da Geleia Total

22/09 (Terça-feira) – 15h

Lançamento 5ª Edição do Jornal “MEMÓRIA- Periódico do Educativo do Museu do Piauí (Elaini Pacheco, Francisco Petrônio, James Wagner e Osani Arimatéa).

Plataforma: Instagram do Museu do Piauí: @museudopiaui

23/09 (Quarta-feira) – 18h

Webinário: “Educação e Participação: O Uso das Ferramentas Digitais na Divulgação de Acervos Museológicos”

Convidada: Luciana Martins- Prof.ª e Drª ( Tainacan/ UFPI)

Plataforma: No canal do Youtube do CECA-BR

Realizadores: CECA-BR e REM- BR

Apoiadores: Museu do Piauí, Tainacan

24/09 (Quinta-feira) – 11h

Formação de Plateia Cultural: “Um Passeio pelo Museu do Piauí: Múltiplos Olhares e Sensações”

Participação:  Dora Medeiros (Membro do Conselho Estadual de Cultura do Piauí e Diretora do Museu do Piauí)

Convidados: Professor Evaldo Oliveira (Professor de Artes da UFPI, Especialista em História da Arte e da Arquitetura); e o Professor Francisco Petrônio (Professor do Educativo do Museu do Piauí)

Mediação: Claudia Simone (Membro do Conselho Estadual de Cultura do Piauí e Presidente da Associação dos Amigos do Museu do Piauí).

Realização: Conselho Estadual de Cultura do Piauí.

Plataforma: No canal do Youtube da TV Garrincha

24/09 (Quinta-feira) –  20h

Cajuína no Museu: Diálogo sobre a exposição online “Reflexos Literários: Estéticas Artísticas de Inclusão”

Convidada: Jasmine Malta (Professora e Artista Visual)

Mediação: Alisson Carvalho (Escritor e Artista Visual) e Elaini Pacheco (Professora do Educativo do Museu do Piauí)

Plataforma: Página do Youtube da Geleia Total

25/09 (Sexta-feira) – 16h

Cajuína no Museu: “Rebobinar-te, Conectando Ideias, Vivendo Transformações”

Convidada: Poliana Sepúlveda (Membro Suplente e Coordenadora do Conselho Estadual de Cultura do Piauí)

Mediação: Elaini Pacheco (Professora do Educativo do Museu do Piauí).

Plataforma: Instagram do Museu do Piauí

26/09 (Sábado)- 16h 

Webinário: “Mundo Digital: Educadores Museais em Transformação”

Convidadas: Educadoras em transformação digital Anatacha Lochi (Artista Educadora e especialização em Educação Museal), Chimenia Sczesny (Artista Educadora em projetos independentes), Elaini Pacheco (Educadora do Museu do Piauí), Barbara Freire R Rocha (Ms. Museóloga, membro da REM-Goiás coordenadora geral na gestão 2018-2019) e Maria Helena Rosa Barbosa (Educadora do Museu de Arte de Santa Catarina)

Link da Plataforma: Canal no Youtube do CECA-BR

Realizadores: CECA-BR e REM- BR

Apoiadores: Museu do Piauí, Tainacan.

 

Comentar