Comunicação e direitos humanos é tema de curso online em março

Por REDAÇÃO - 04/03/2021 11h29

Encontros vão refletir sobre linguagem e perpetuação de estigmas e preconceitos a grupos inferiorizados

Linguagem e discurso são os focos do curso Comunicação em tempos complexos, idealizado pela jornalista e professora Luana Sena para ocorrer nos dias 10, 11 e 12 março. O curso, que acontecerá de forma online e terá certificado de extensão de 6 horas, vai refletir sobre como a linguagem e a produção de sentido contribuem para a perpetuação de estigmas, estereótipos e preconceitos que circulam na sociedade.

Embora o tema abarque, de forma crítica, o papel da comunicação, não se trata de um curso exclusivamente para jornalistas, publicitários ou estudantes dessa área. “Produtores de conteúdo para as redes sociais, social media, redatores, assessores e todo mundo que trabalhe com criação – ou ainda – que faça parte dessa sociedade mediatizada, se comunicando cada vez mais através das redes, deveria participar”, comenta Luana.

Jornalista e pesquisadora, a acadêmica acaba de ingressar no doutorado em Comunicação e Cultura Digital da Universidade Federal da Bahia. Aproveitando ainda o período de aulas remotas, ela juntou leituras sobre as pautas sociais mais discutidas no momento e juntou-as à grade do curso. “Vou trazer autores contemporâneos como Bell Hooks, Djamila Ribeiro e Silvio de Almeida para conceituar noções sobre feminismo, racismo estrutural, lugar de fala, sexismo, e tantos outros que estão todos os dias na mídia”.

Para a professora, pensar criticamente sobre esses temas com profissionais da comunicação é uma forma de repensar práticas e atualizar termos cotidianamente usados pelo senso comum. “Entendendo a linguagem como mecanismo de manutenção de poder, um dos objetivos é fazer com que os participantes analisem suas próprias produções e encontrem maneiras de torná-las mais inclusivas, acessíveis e menos discriminatórias, sobretudo no que diz respeito a grupos historicamente inferiorizados”, pontua Sena.

As inscrições podem ser feitas via formulário online no perfil da professora (@luanaliaa). Os encontros serão via Google Meet, sempre às 19h20. O certificado será emitido pela faculdade FAR, reconhecida pelo MEC.

 

Comentar