Mestres da Cultura piauiense recebem certificado de Patrimônio Vivo do Piauí.

Por Redação Entrecultura - 12/11/2021 13h11

Solenidade no Palácio de Karnak, com presença do Governador Wellington Dias, o Secretário Estadual de Cultura Fábio Novo e o Secretário de Fazendo do Piauí Rafael Fonteles. 

 

Em solenidade realizada no Palácio de Karnak em alusão ao Dia Nacional da Cultura, no último dia 5, foram entregues os certificados do Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí. A iniciativa viabilizada por meio do edital Cineas Santos resultou no reconhecimento, certificação e apoio financeiro aos mestres e grupos folclóricos piauienses.

Neste primeiro momento, 30 mestres ou grupos de cultura foram contemplados, eles atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo, como por exemplo arte santeira, renda de bilro ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel.

“Hoje é um dia muito simbólico. Por se tratar do Dia Nacional da Cultura, trabalhamos com muito carinho para que, efetivamente, hoje pudéssemos começar a reconhecer quem faz a cultura do Piauí. Pela primeira vez, reunimos a piauiensidade aqui no Palácio de Karnak para dizer que o Governo reconhece esses mestres e nossos grupos folclóricos”, disse Fábio Novo, secretário da Cultura.

Com o aporte financeiro, os artistas e grupos contemplados transmitirão seus conhecimentos e experiências, visando perpetuar esses ofícios, ajudando a manter viva a tradição cultural. A lei, criada por meio de projeto da deputada estadual Flora Izabel, contou com a participação efetiva do Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC), que auxiliou na construção da minuta e nos parâmetros abarcados pelo edital.

Para o governador Wellington Dias, o registro é um marco para a história e cultura piauiense. “O Piauí é muito rico nesta área cultural. É na música, nas letras, na poesia, na cultura. É rico com a capacidade criativa, com um elo da nossa cultura com o boi, é assim com os nossos povos da origem, da terra dos sanfoneiros, da dança, em todas as áreas.

Comentar