Descubra já os Melhores Sagas de Livros Romance

Autor(a):

Fazer uma lista com as melhores sagas de livros já publicadas pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, nós preparamos uma seleção com os títulos mais interessantes de séries e sagas que você precisa conhecer. Temos dicas para todos os gostos!

Nossa sugestão inclui diversas opções para quem gosta de aventura, romance, ficção científica e muito mais. Acompanhe nossa lista e descubra novas histórias incríveis para adicionar à sua lista de leitura.

Fundação

A série de livros Fundação é uma obra monumental da ficção científica escrita por Isaac Asimov entre os anos de 1942 e 1993. A história é uma referência para o gênero e é essencial para quem é amante de histórias épicas divididas em vários romances. A premissa da história foi baseada em ideias encontradas no livro “História do Declínio e Queda do Império Romano”, de Edward Gibbon.

No universo de Asimov, a sociedade está em processo de regressão e um grupo de cientistas tenta preservar o conhecimento da humanidade. A saga conta com oito romances em ordem cronológica: Prelúdio à Fundação, Origens da Fundação, Crônicas da Fundação, Fundação, Fundação e Império, Segunda Fundação, Limites da Fundação e Fundação e Terra.

A série possui uma grande comunidade de fãs ao redor do mundo e é considerada uma das mais importantes obras da ficção científica.

Duna

A saga de Duna, criada pelo escritor e jornalista estadunidense Frank Herbert, é uma das mais influentes obras de ficção científica de todos os tempos. Composta por seis livros, a série original conta a história de Paul Atreides, filho de um importante Duque interplanetário que está na missão de recolher uma substância poderosa no planeta Arrakis.

A primeira história foi adaptada para o cinema e recebeu grande aclamação da crítica especializada e pelos fãs da obra. A saga de Duna foi a inspiração para algumas das séries e filmes de ficção científica mais aclamados das últimas décadas.

Abaixo, apresentamos os títulos da série original escrita por Herbert:

TítuloAno de Lançamento
Duna1965
O Messias de Duna1969
Os Filhos de Duna1976
O Imperador-Deus de Duna1981
Os Hereges de Duna1984
As Herdeiras de Duna1985

A obra de Frank Herbert continua a inspirar novas gerações de escritores e fãs de ficção científica em todo o mundo.

Outlander – A Viajante do Tempo

Outlander é uma série de romances escrita por Diana Gabaldon que se tornou um grande sucesso, principalmente após a adaptação para a TV. A história mistura elementos dos romances históricos, fantasia e aventura, e conta a história de Claire Randall, uma enfermeira que vive no ano de 1945 e que acaba viajando no tempo até o século XVIII. Com oito livros publicados até o momento, a saga é repleta de emoção, fantasia e, principalmente, paixão. Prepare-se para se envolver em uma história cativante e cheia de reviravoltas.

Mistborn

A Trilogia Mistborn é uma série de livros de fantasia escrita pelo autor norte-americano Brandon Sanderson. A série foi originalmente publicada entre 2006 e 2008 e é composta pelos livros O Império Final, O Poço da Ascensão e O Herói das Eras. A saga tem como uma das protagonistas Vin, uma garota de rua que precisa se passar por nobre e tornar-se forte.

Cada livro da trilogia tem um mistério principal. O primeiro livro investiga os acontecimentos que desencadearam na tomada de poder do Senhor Soberano, que há mil anos governa o mundo onde se passa a história. O segundo livro desvenda os poderes desse mesmo homem, enquanto o terceiro é focado na identidade real do Herói das Eras.

O sucesso da trilogia gerou mais quatro livros e há planos do autor de escrever mais. Além disso, os direitos da história já foram vendidos e serão adaptados para filmes. Brandon Sanderson já figura entre os principais autores de fantasia e ficção científica da atualidade, sendo premiado inclusive com dois Prêmios Hugo, um dos mais prestigiados prêmios de ficção científica.

Jogos Vorazes

Jogos Vorazes é uma saga literária e cinematográfica criada por Suzanne Collins. A história se passa em um mundo distópico onde os distritos mais pobres são forçados a enviar meninos e meninas para competir nos Jogos Vorazes, um jogo de realidade cruel televisionado para todo o país. A saga se tornou uma das mais aclamadas das últimas décadas, especialmente entre o público jovem. O sucesso da adaptação cinematográfica impulsionou ainda mais a popularidade da série.

Assassin’s Creed

Assassin’s Creed é uma famosa série de jogos criada pela Ubisoft, que também possui uma saga de livros escrita por Oliver Bowden. A história acompanha o desenvolvimento do icônico assassino Ezio Auditore, o protagonista do segundo jogo da série. A saga é composta por oito livros, com Renascença sendo o primeiro lançado no Brasil em 2011, seguido por Irmandade, A Cruzada Secreta, Revelações, Renegado, Bandeira Negra, Unity e Submundo. A maioria dos livros é focada em Ezio Auditore, exceto A Cruzada Secreta, que conta a história de Altair, o protagonista do primeiro jogo da série. Os livros complementam a história acompanhada pelos fãs nos videogames desde 2007.

Trilogia do Mago Negro

A trilogia do Mago Negro, escrita por Trudi Canavan, é uma excelente opção para os leitores que buscam uma história de fantasia repleta de magia, mas que foge do estilo de Harry Potter. A história se passa em Imardin e tem como protagonista Sonea, uma jovem que vive na periferia da cidade e nutre um grande ódio pelos magos.

O primeiro livro, intitulado O Clã dos Magos (2001), apresenta Sonea e sua relação com os magos do reino. Em A Aprendiz (2002), a protagonista descobre seus poderes mágicos e precisa aprender a controlá-los para não colocar em risco a vida das pessoas ao seu redor. Já em O Lorde Supremo (2002), o leitor conhece melhor Akkarin, o famoso Lorde Supremo que decide fazer de Sonea sua aprendiz, o que gera ainda mais preconceito e boatos negativos sobre a jovem dentro da Universidade dos Magos.

O que mais chama a atenção na trilogia do Mago Negro é a evolução da personagem principal, Sonea, que enfrenta diversos desafios e preconceitos ao longo da história. Para os fãs de histórias de fantasia, a leitura dessa trilogia é altamente recomendada.

LivroAno de Lançamento
O Clã dos Magos2001
A Aprendiz2002
O Lorde Supremo2002

Os Instrumentos Mortais

Os Instrumentos Mortais é uma série literária de fantasia urbana escrita por Cassandra Claire. A história gira em torno de três personagens principais: Clary Fray, Jace Wayland e Simon Lewis. Clary descobre que faz parte de uma sociedade secreta, os Caçadores das Sombras, cuja missão é proteger a Terra de demônios. Jace é um habilidoso Caçador da Sombra e Simon é amigo de Clary no mundo dos humanos.

A série é composta por seis títulos, divididos em duas trilogias: Cidade de Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial. Cada livro é repleto de ação, romance e suspense, com reviravoltas emocionantes que mantêm os leitores presos até o fim.

Para os fãs de Os Instrumentos Mortais, Cassandra Claire lançou em 2009 uma nova trilogia que funciona como prequela da série, intitulada As Peças Infernais. A trilogia é composta por Anjo Mecânico, Príncipe Mecânico e Princesa Mecânica. Os livros exploram o passado dos personagens e a história dos Caçadores das Sombras, adicionando mais profundidade e complexidade ao universo criado por Cassandra Claire.

Trilogia dos Espinhos

A Trilogia dos Espinhos, obra do autor britânico Mark Lawrence, é composta por três livros: Prince of Thorns, King of Thorns e Emperor of Thorns. A história segue o caminho do jovem príncipe Jorg Ancrath, que busca vingança pela morte de sua família e a destruição de seu reino quando ainda era criança.

Após sofrer traumas emocionais e físicos, Jorg se torna líder da Irmandade, um grupo de criminosos cruéis responsáveis por terríveis ataques. A obra é narrada em primeira pessoa pelo próprio Jorg, que se torna um anti-herói em sua busca por poder e vingança. A trilogia é repleta de cenas de guerra e violência, e oferece uma visão única e complexa do personagem principal.

Feios

Feios é uma série de livros de ficção-científica e fantasia para jovens adultos escrita pelo autor norte-americano Scott Westerfeld. Originalmente pensada para ser uma trilogia, a série é composta por quatro livros: Feios (2005), Perfeitos (2005), Especiais (2006) e Extras (2007).

A história se passa em um futuro distópico onde todas as pessoas devem passar por cirurgias plásticas quando completam 16 anos, com o objetivo de torná-las fisicamente “perfeitas”. A protagonista da história é Tally Youngblood, que ao longo da trama descobre os motivos obscuros por trás da sociedade em que vive.

Com um final surpreendente, a série Feios é uma ótima escolha para quem gosta de histórias de ficção-científica com um toque de mistério.

Dragões de Éter

Dragões de Éter é uma trilogia de livros escrita pelo autor brasileiro Raphael Dracoon. A história se passa em Nova Éter, um reino mágico onde personagens de contos de fadas são apresentados em versões repaginadas e interessantes.

A trama do livro gira em torno de diversos personagens que vivem no reino de Arzallum, cujas histórias se entrelaçam de forma complexa e densa. A obra é composta pelos livros Caçadores de Bruxas, Coração de Neve e Círculos de Chuva.

A trilogia Dragões de Éter é um exemplo de literatura fantástica nacional que não deixa a desejar em comparação com títulos internacionais. Os livros são uma ótima opção para quem busca uma leitura envolvente e criativa.

Trilogia 1Q84

1Q84 é uma trilogia do aclamado escritor japonês Haruki Murakami, publicada originalmente em três volumes entre 2009 e 2010. A história se passa em Tóquio, no ano de 1984, e apresenta dois personagens principais: Aomame, uma assassina com uma missão que mudará sua vida, e Tengo, um professor de matemática e escritor que se envolve em um misterioso projeto.

Cada livro marca um momento importante no desenvolvimento da narrativa. O “livro 1” apresenta os personagens principais e estabelece o cenário da história, enquanto o “livro 2” mostra a convergência das histórias de ambos os personagens. Por fim, o “livro 3” é caracterizado pelo encontro entre Aomame e Tengo e a introdução de uma nova personagem central, Ushikawa.

Para os fãs de histórias surreais e universos paralelos, a trilogia 1Q84 é uma leitura imperdível.

Trilogia da Escuridão

A Trilogia da Escuridão é uma série de livros de terror escrita por Chuck Hogan em parceria com Guillermo del Toro. A trilogia é composta por três livros: Noturno (2009), A Queda (2010) e Noite Eterna (2011). A história se concentra em torno de um vírus misterioso que transforma suas vítimas em vampiros sedentos por sangue, conhecidos como strigoi.

Ao contrário das histórias de vampiros comuns, onde os vampiros são retratados como seres delicados e sensuais, a Trilogia da Escuridão apresenta os strigoi como predadores nojentos e assustadores. O Dr. Ephraim Goodweather é o protagonista da série e lidera uma investigação para tentar impedir a evolução do vírus.

A Trilogia da Escuridão é uma leitura emocionante para aqueles que procuram uma história de terror única e assustadora.

Trilogia Millennium

Uma das séries mais populares do mundo, a Trilogia Millennium é uma obra escrita pelo jornalista sueco Stieg Larsson. O primeiro livro, “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, foi publicado em 2005, seguido por “A Menina que Brincava com Fogo” em 2006 e “A Rainha do Castelo de Ar” em 2007. A série é conhecida por abordar temas como violência contra mulheres e corrupção.

Após a morte de Larsson, o autor sueco David Lagercrantz assumiu a autoria de um quarto livro da saga, intitulado “A Garota na Teia de Aranha”, lançado em 2015.

A protagonista da série, Lisbeth, tem o mesmo nome da garota que foi violentada na vida real, o que reflete a preocupação de Larsson com a violência contra as mulheres. A Trilogia Millennium é uma leitura envolvente e intensa que continua a conquistar fãs em todo o mundo.

Ciclo da Herança

O Ciclo da Herança, também conhecido como a Série Eragon, é uma saga literária de fantasia épica composta por quatro livros: Eragon, Eldest, Brisingr e Herança, escritos pelo norte-americano Christopher Paolini. A história se passa na terra de Alagaesia, onde acompanhamos Eragon e sua companheira dragão, Saphira, em uma jornada para enfrentar o tirano Imperador Galbatorix e restaurar a Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Com aventuras épicas, magia e dragões, essa saga é perfeita para os amantes de fantasia.

A Roda do Tempo

A saga literária de alta fantasia, A Roda do Tempo, é uma das mais longas e aclamadas desta lista. Composta por 15 livros publicados entre 1990 e 2013, a série foi criada por Robert Jordan e concluída por Brandon Sanderson após a morte de Jordan. Apesar de ter sido lançada há mais de duas décadas, a complexidade e dimensão deste mundo fantástico continuam a impressionar os leitores.

A história de A Roda do Tempo se passa em um mundo vasto e cheio de personagens interessantes. Jordan criou um sistema de magia muito bem estruturado e inspirado em doutrinas religiosas e mitologias de várias partes do mundo. No Brasil, apenas cinco títulos foram traduzidos até o momento, mas a série continua a ser uma joia rara da literatura.

As Crônicas de Arthur

As Crônicas de Arthur é uma trilogia escrita pelo autor britânico Bernard Cornwell, que mistura ficção histórica e mitologia Arturiana. A trilogia é composta por três livros: O Rei de Inverno (1995); O Inimigo de Deus (1996); e Excalibur (1997). De acordo com Cornwell, estes são seus livros favoritos entre as mais de 40 obras que já foram publicadas.

A história se passa durante a “Era das Trevas”, narrada sob a perspectiva de Derfel Cadarn, um jovem saxão adotado por Merlin e que se tornou um dos principais guerreiros em serviço de Arthur. Publicado originalmente entre 1995 e 1997, a trilogia é considerada uma das obras mais importantes da atualidade na literatura de ficção histórica e mitologia Arturiana.

As Brumas de Avalon

Os fãs das lendas arturianas têm um prato cheio com a obra icônica da escritora norte-americana Marion Zimmer Bradley, intitulada As Brumas de Avalon. Dividida em quatro volumes, a história do famoso Rei Arthur e seus cavaleiros é contada a partir da perspectiva de personagens femininas. A série é composta pelos livros A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore.

Trilogia Fronteiras do Universo

A Trilogia Fronteiras do Universo é uma série de ficção e fantasia escrita pelo autor britânico Philip Pullman. A saga é composta por três livros: A Bússola de Ouro (1995), A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000).

A história gira em torno das aventuras de Lyra Belacqua e Will Parry, que viajam através de vários universos paralelos, encontrando elementos fantásticos baseados em física, teologia e filosofia.

Alguns anos após o lançamento do último livro da trilogia, Pullman começou a publicar uma nova série de romances derivados dos eventos de Fronteiras do Universo. A Oxford de Lyra (2003) acompanha Lyra Belacqua dois anos após os acontecimentos ocorridos em A Luneta Âmbar. Já Era Uma Vez no Norte (2008) mostra os personagens Lee Scoresby e Iorek Byrnison muitos anos antes dos eventos de A Bússola de Ouro.

Atualmente, Pullman está produzindo um terceiro livro derivado de Fronteiras do Universo, intitulado The Book of Dust (ainda sem tradução para o português).

Confiantes em nosso conhecimento sobre a Trilogia Fronteiras do Universo, podemos afirmar que a saga é uma leitura fascinante para os fãs de ficção e fantasia, com uma trama complexa e personagens cativantes.

Desventuras em Série

Desventuras em Série é uma série literária de autoria de Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler, que é obrigatória para aqueles que curtem literatura gótica e de mistério. A série é composta por 13 livros, a saber: Mau Começo; A Sala dos Répteis; O Lago das Sanguessugas; Serraria Baixo-Astral; Inferno no Colégio Interno; O Elevador Ersatz; A Cidade Sinistra dos Corvos; O Hospital Hostil; O Espetáculo Carnívoro; O Escorregador de Gelo; A Gruta Gorgônea; O Penúltimo Perigo; e O Fim.

A história acompanha as aventuras dos irmãos Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny, sob a tutela do terrível Conde Olaf, após os jovens perderem os seus pais num incêndio. Em cada livro, o ambicioso Olaf surge com um novo e inusitado disfarce na tentativa de roubar as crianças e a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.

A famosa saga literária ganhou uma adaptação para série em 2017, produzida pelo serviço de streaming Netflix. A série é estrelada por Neil Patrick Harris como Conde Olaf e conta com a participação de Malina Weissman, Louis Hynes e Presley Smith como os irmãos Baudelaire. A adaptação para a televisão segue de perto a história dos livros e é uma ótima opção para aqueles que querem reviver as aventuras dos irmãos Baudelaire.

As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros escritos pelo autor irlandês C.S. Lewis, publicados entre 1950 e 1956. A história se passa no mágico Reino de Nárnia, um lugar construído com riqueza de detalhes. As personagens principais são crianças do “nosso mundo” que foram transportadas para Nárnia, onde encontram animais falantes, magia, temas cristãos e elementos da mitologia grega e nórdica. A saga é baseada em contos de fadas tradicionais.

Os títulos da série são: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata, O Cavalo e Seu Menino, O Sobrinho do Mago e A Última Batalha. Cada livro apresenta uma aventura diferente, mas todos estão conectados pela história de Nárnia e seus habitantes. A série é considerada um clássico da literatura mundial e é amada por pessoas de todas as idades.

Harry Potter

Harry Potter é uma série de sete livros escritos pela autora britânica J.K. Rowling. A história conta as aventuras de um jovem bruxo chamado Harry Potter, que sobreviveu ao ataque do temido bruxo das trevas, Lord Voldemort, quando ainda era bebê.

O enredo se desenrola quando Harry entra para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde ele conhece seus melhores amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger. Juntos, eles enfrentam muitos desafios e perigos, enquanto exploram o mundo mágico criado pela autora.

A série Harry Potter se tornou uma febre mundial, com muitos fãs esperando ansiosamente por suas cartas de Hogwarts. O universo criado por Rowling é rico e envolvente, e a série é considerada uma das mais icônicas da década de 2000.

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Se você é um fã de literatura sci-fi, com certeza já ouviu falar de O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma obra icônica escrita por Douglas Adams que se tornou um símbolo da cultura geek. Essa série de seis livros, publicados entre 1979 e 2009, inclui títulos como O Restaurante no Fim do Universo e A Vida, o Universo e Tudo Mais.

Além de ser uma leitura obrigatória para os fãs do gênero, O Guia do Mochileiro das Galáxias também influenciou a cultura pop com ícones como o Dia da Toalha. Vale lembrar que o último livro da série, And Another Thing…, foi escrito por Eoin Colfer após a morte de Adams em 2001.

O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis é uma trilogia de alta fantasia escrita por J.R.R. Tolkien, que é considerada um dos principais marcos da literatura do gênero fantástico. A saga surgiu após Tolkien publicar outro livro que também se tornaria um sucesso mundial: O Hobbit.

A história gira em torno de Frodo Bolseiro, um hobbit com a missão de destruir um misterioso Anel, um artefato mágico forjado por Sauron, o Senhor do Escuro, que representa um grande perigo para quem o utiliza.

Publicado originalmente entre 1954 e 1955, O Senhor dos Anéis é composto por A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.

Ao acompanhar a viagem do jovem Frodo na companhia de seus amigos pela Terra-Média, somos apresentados a um universo e enredo muito bem construído por Tolkien, que introduz mitos, personagens e criaturas mágicas que fazem de O Senhor dos Anéis uma obra bastante complexa e rica.

O Senhor dos Anéis é um verdadeiro exemplo para a literatura fantástica e continua servindo de referência para diversos aspectos da cultura popular, mesmo após tantos anos.

Crônicas do Gelo e Fogo

As Crônicas do Gelo e Fogo são uma série literária escrita pelo roteirista e romancista norte-americano George R. R. Martin. A série é composta por sete livros, sendo cinco já publicados e dois ainda por publicar: A Guerra dos Tronos (1996); A Fúria dos Reis (1998); A Tormenta de Espadas (2000); O Festim dos Corvos (2005); A Dança dos Dragões (2011); The Winds of Winter (a publicar); e A Dream of Spring (a publicar).

A série de livros é considerada uma das obras de alta fantasia mais completas desde O Senhor dos Anéis, e o sucesso da série literária foi tão grande que a HBO adaptou a história para uma série televisiva – Guerra dos Tronos (Game of Thrones) – que também se transformou num sucesso mundial.

Se você é fã de Game of Thrones, recomendamos que leia os livros que inspiraram a série. Além disso, se você gosta de livros de fantasia, recomendamos que confira outras obras do gênero, como as que mencionamos abaixo:

  • Livros que você tem de ler se é fã de Harry Potter
  • Os melhores livros para adolescentes que você deveria conhecer
  • Livros de romance que vão mexer com as suas emoções!
  • Livros no estilo de Game of Thrones

Descubra Outros Livros Recomendados Aqui

5/5 - (1 vote)