Reinvenção do vestuário: Desfile [Os 4 elementos] na Moda Ufpi

Aquilo que era pra ser apenas uma coisa bem simples, se transformou em um evento organizado pela turma do primeiro período de Moda, na Ufpi: O Desfile [Os 4 elementos]. E claro, merecida solenidade depois do esforço que deu pra confeccionar roupas e acessórios com materiais inusitados: plástico, cds, fita de vídeo cassete, papel, caixas de leite, papel machê, glitter, grampeadores, etc.

Esse evento surgiu através da disciplina de Laboratório de Criatividade, ministrada pelo professor Ascânio Wanderley, durante esse semestre. “Foi sugerido fazer roupas com materiais não utilizados na confecção de roupa, alternativos, e foi dado um tema guia para a criação: os 4 elementos da natureza. A turma foi dividida em 4 grupos, terra , fogo, água e ar, em media 10 alunos por grupo e criaram em média 5 peças que foi escolhida uma para no final desfilar.”, explica o professor.

A disciplina de Laboratório de Criatividade proporciona ao estudante o desenvolvimento da criatividade, da expressão, das habilidades manuais e da capacidade de pesquisa, utilização de cores, formas, texturas e materiais. Estimula à descoberta do estilo e talentos pessoais. Além do desenvolvimento da percepção e da capacidade criativa, há a verbalização e representação de idéias e também pesquisa e utilização de materiais tradicionais e/ou alternativos na criação de produtos de moda.

A confecção das roupas foram feitas todas a mão, experimentando modelagens e costura. O professor ressalta que os alunos não tem noção de nenhuma técnica por serem do primeiro período. “A ideia é despertar em novas texturas, buscar formas de solucionar problemas inesperados para ter o resultado final, driblar as adversidades e problemas encontrados, soluções de fechamento e composição, tudo de maneira experimental, a disciplina foi crescendo com os dias.”, conta Ascânio.

Desde o ano de 2009, o curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI vem formando novos talentos do Design de Moda e ajudando a construir a história da Moda piauiense elaborando coleções que seguem as tendências de consumo de moda mundial.

O resultado disso você confere no Desfile, hoje (29), ás 18 horas, no prédio de Moda, na Universidade Federal do Piauí. Confira o vídeo de todo o processo de criação dos alunos:

Avalie isto post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *