Como fazer um resumo de um livro: Passo a Passo 2024

Autor(a):

É por meio da elaboração de um resumo que você pode fixar em sua mente os pontos que aprendeu, aumentando assim sua capacidade de memorização sobre aquilo que considerou mais relevante para seu aprendizado no conteúdo de uma obra literária.

Além disso, ele também atua como um guia, sempre que você quiser revisitar algo específico que deseja lembrar sobre o conteúdo aprendido. Isso torna a sua busca por querer recordar algo assim muito mais conveniente e ágil.

Quais são os elementos que você precisa organizar, estabelecer e decidir antes de começar essa tarefa?

Arranje o local onde você realizará essa atividade.

Para escrever com calma, é essencial que você organize adequadamente o local onde planeja trabalhar na criação do seu resumo. Seja numa mesa, no sofá ou em qualquer outro lugar, é crucial que você se sinta confortável com o espaço que vai utilizar para escrever.

Tenha em mente também a importância de minimizar distrações desnecessárias nesse ambiente. Por isso, se possível, desative as notificações dos seus dispositivos digitais.

Neste momento de execução dessa tarefa, é importante manter o foco como seu aliado. Quanto mais concentrado você estiver, melhor será para auxiliar na realização dela.

Também sabemos que muitas vezes é difícil sentir-se concentrado. No entanto, com certeza, o fato de você tentar escrever em um lugar que te faça sentir confortável e desligar, se possível, as notificações dos seus dispositivos digitais, já pode ser de grande ajuda nisso.

Defina um objetivo para o seu resumo:

Não faz sentido procurar formas de criar um resumo de um livro se você não sabe qual é o objetivo que deseja alcançar com isso. Portanto, questione a si mesmo qual é o objetivo final que você pretende alcançar ao criar o seu resumo.

Para isso, trazemos aqui um exemplo:

Há uma pessoa que tem uma paixão pela jardinagem e está lendo um livro literário X sobre o assunto, que aborda diferentes tipos de flores. No entanto, o principal interesse dela está nas informações sobre orquídeas e girassóis, que são suas flores favoritas.

Nesta situação, a pessoa escolhe como seu objetivo:
Elaborar uma síntese que englobe todos os pontos relevantes abordados no livro X sobre orquídeas e girassóis.

Este é apenas um exemplo de uma pessoa que optou por resumir seu livro em apenas dois tópicos, apesar dele abordar diferentes assuntos sobre tipos de flores.

Ao criar o seu objetivo, é fundamental liberar a sua criatividade e ponderar se deseja resumir todos os capítulos do livro ou se prefere concentrar-se apenas em alguns capítulos ou ideias específicas. Tenha em mente que esse resumo será para seu uso pessoal, então sinta-se à vontade para decidir como deseja fazê-lo.

Decida se você vai criar o seu resumo em formato digital ou físico.

A maneira que você escolherá para realizar essa tarefa é muito importante. Decida antes de começar se você desejará, por exemplo:

Usar um meio digital, como um computador, celular, tablet, entre outros.

Usar um suporte físico, como um caderno ou uma folha avulsa.

É só uma questão de escolher o método que lhe deixe mais à vontade, lembrando-se de manter esse resumo seguro e protegido, para evitar a possibilidade de perdê-lo.

Decida se você vai fazer o resumo durante a leitura ou após terminá-la completamente.

Decidir se você quer ler um capítulo enquanto o resume ao mesmo tempo, ou se prefere terminar todos os capítulos antes de começar a resumi-los, é uma escolha pessoal sua.

Independentemente da opção que você escolher, não deixe de realizar as seguintes tarefas:

Se você estiver lendo um livro físico: faça marcações nos pontos considerados mais importantes, mesmo durante a leitura.

Se estiver lendo um livro em um dispositivo eletrônico, faça anotações dos pontos mais importantes à medida que lê.

Todas essas informações serão úteis mais tarde na elaboração do seu resumo, e lembre-se, fica a seu critério escolher o método que acredite ser o mais eficiente e que seja mais confortável para você.

Qual é o método para fazer um resumo de um livro passo a passo?

Fique atento para verificar quais são os capítulos do livro e como os temas de cada um deles são determinados.

Os capítulos dos livros têm como objetivo principal proporcionar ao leitor uma compreensão da sequência em que os tópicos são apresentados.

E como isso vai te ajudar?

Agora, retornando ao exemplo da pessoa que está lendo um livro X sobre jardinagem.

O foco principal desta pessoa é concentrar-se nos tópicos relacionados às orquídeas e girassóis. Mesmo que ela leia o livro todo, é muito importante para ela compreender quais capítulos abordam esses dois tipos de flores favoritas.

Compreender todos os capítulos de uma obra literária auxilia na compreensão do processo de definição dos tópicos do seu resumo.

Agora veja mais um exemplo:

Imaginemos que haja outra pessoa que compartilha o mesmo interesse pela jardinagem e está lendo o livro X sobre flores. No entanto, essa pessoa quer fazer um resumo que aborde todos os tipos de flores mencionados nos capítulos do livro.

Com isso, a pessoa percebe que possui capítulos sobre diferentes tipos de flores, como rosas, orquídeas, girassóis, margaridas, tulipas, entre outros.

Isso faz com que ela perceba que o resumo que ela está escrevendo será sobre as principais palavras-chave e informações de todos os tipos de flores.

Não é incrível? Pode parecer algo fácil de entender, mas isso fará muita diferença para ajudar no progresso dessa tarefa.

Reflexione sobre os temas e as palavras-chave para resumir cada capítulo do livro.

Quando mencionamos anteriormente, quando você sublinha ou anota os pontos mais importantes enquanto lê, é justamente para te ajudar nessa fase.

Ao fazer uma síntese, é necessário resumir ao máximo o conteúdo lido, de modo a tornar o texto prático e objetivo. Esses pontos importantes serão úteis nesse processo.

Quebre esses pontos importantes em:

  • Tópicos.
  • Palavras-chave.
  • Ideias resumidas.
  • Significados.

Isso tudo irá te levar até a próxima fase.

Coloque no seu resumo as palavras-chave, as principais ideias e significados dos tópicos do seu objetivo.

Depois de listar todas essas coisas para os tópicos do seu objetivo, fica muito mais fácil para você colocar todas essas informações em seu resumo, tornando-o mais eficiente.

Vamos retornar mais uma vez ao exemplo da pessoa que deseja resumir os principais pontos sobre orquídeas e girassóis que são importantes para ela.

Essa pessoa vai resumir o seu conteúdo com base nesses pontos cruciais selecionados do livro X.

Quais são as principais características das orquídeas, em quais lugares elas podem ser cultivadas, e quais são os cuidados necessários para mantê-las saudáveis…

Quais são as características principais dos girassóis, em que locais eles podem ser plantados, como realizar os cuidados necessários com eles…

Há várias oportunidades e você pode escolher como elaborar o seu texto, de modo que ele abranja todos os conhecimentos do livro que você considerar relevantes para o seu entendimento.

Registre anotações sobre o que você aprendeu com a sua leitura.

Também é possível adicionar em seu texto observações sobre o que você aprendeu.

Um exemplo para alguém que deseja aprender sobre orquídeas e girassóis seria fazer anotações sobre como os tópicos listados podem auxiliá-la a entender quais são os próximos pontos em que ela precisa buscar informações, a fim de compreender ainda mais sobre esses tipos de flores.

Mais uma vez, é valioso que você use sua criatividade para expandir ainda mais seu conhecimento.

Se estiver fazendo seu resumo em um formato físico, como um caderno ou folha, também pode ser interessante usar post-its para deixar seu texto mais atraente e com um design incrível. Apenas certifique-se de colar bem os post-its para que não caiam da folha ou caderno.

Perguntas para te ajudar nesse processo:

Ufa, após todas essas etapas, você já está quase chegando na conclusão deste passo a passo, mas antes disso, ainda há algumas coisas que faltam.

Uma das principais coisas é que você leia o que escreveu até esse ponto para poder responder às perguntas que virão a seguir.

  1. O meu resumo inclui de fato todos os pontos que considerei importantes para o meu aprendizado?
  2. Caso eu não tivesse lido o livro que resumi, seria possível entender do que ele trata por meio do meu resumo?
  3. Seria necessário adicionar mais um tema ao meu resumo ou acredito que não seja preciso?

Releia novamente seu resumo para:

Após revisar seu texto a fim de responder as perguntas mencionadas acima, também é importante que você o revise mais uma vez para:

  • Corrigir erros de escrita que possam existir.
  • Remover pontos que talvez não seja necessário mencionar.
  • Adicione alguma coisa que você acredite que esteja ausente.
  • Etc.

Crie uma conclusão:

Além do que mencionamos nos pontos anteriores, também sugerimos que você acrescente uma conclusão ao seu resumo.

A conclusão é uma maneira de resumir tudo o que você descreveu até agora e pode ser útil para ajudá-lo a compreender de forma ainda mais profunda tudo o que você estudou e aprendeu com a obra literária que leu.

Cite a fonte:

Pode parecer óbvio para muitos, mas é importante lembrar a todos aqui neste artigo a importância de citar a fonte que o levou a criar o seu resumo, ou seja, o livro que você leu.

Além de ser muito importante, esta atividade também pode ajudar na sua busca pelos resumos que você criou, quando quiser encontrar informações específicas de um deles.

Dicas essenciais para você aprimorar sua habilidade de fazer resumos de livros:

Não tenha pressa:

A paciência é um elemento extremamente importante para que você consiga progredir em sua prática como leitor e aperfeiçoar sua habilidade em fazer resumos de livros.

Vivemos em um mundo em constante aceleração e entendemos que muitas vezes pode ser desafiador tentar desacelerar. No entanto, quando alguém desenvolve paciência e consegue abrandar, certamente essa pessoa passa a vivenciar de maneira mais intensa as situações cotidianas da vida.

Então, não seja tão exigente consigo mesmo, vá devagar e aproveite ao máximo seus momentos de leitura, para poder vivenciá-los de maneira mais intensa e assim aumentar sua habilidade de leitura e elaboração de resumos.

Quanto mais resumos de livros você fizer, mais habilidoso ficará nessa habilidade.

Ninguém começa uma nova habilidade já com experiências avançadas nela, pois isso seria impossível. Sempre iniciamos o desenvolvimento de uma nova habilidade do zero, precisando aprender passo a passo para adquirir prática.

Ter a habilidade de fazer resumos não seria em vão. Quanto mais você se concentrar em desenvolver essa habilidade, mais melhorará nela.

Por conseguinte, não desista se o seu primeiro resumo não sair conforme o esperado. Continue estudando e se empenhando nessa habilidade, pois ao longo do tempo, você poderá sentir a sua evolução.

Dica bônus:

Escolha a trilha sonora para este momento.

Aqui está uma sugestão extra para quem quer aproveitar ainda mais o momento de criar resumos de livros, e essa dica envolve escolher uma música de fundo para ouvir enquanto realiza essa tarefa de criação.

Pode ser uma melodia de fundo, o som de chuva caindo, um gênero musical que você aprecie e que te faça sentir concentrado, ou qualquer outra música que desperte seu interesse.

Se você aprecia ouvir sons diferentes durante os momentos de estudo e trabalho, isso pode te ajudar nesse momento de inspiração.

 Conclusão: 

É realmente incrível aproveitar a oportunidade de aprender bastante com os livros e reforçar esse conhecimento em nossa memória através da elaboração de resumos, de modo que sempre nos lembremos do que aprendemos.

Você já imaginou se você fizesse um resumo de cada livro que te encantou? Isso certamente irá te ajudar a fixar o que aprendeu e impactar positivamente a sua vida, desde que você aplique o conhecimento na prática.

Use esta ferramenta de criação como um elemento regular na sua rotina de leitura. Com o tempo, você perceberá o quão valioso foi começar a desenvolver essa habilidade.

Artigos Relacionados

Avalie isto post