Descubra já os 23 Melhores Livros de Romance Juvenil em 2024

Autor(a):

Os livros de romance juvenil mais excelentes e impactantes que proporcionam uma leitura prazerosa e interessante. Descubra os romances que conquistaram jovens leitores! De histórias comoventes a aventuras de descoberta, escolha seu próximo livro de romance juvenil favorito aqui.

Eleanor & Park – Rainbow Rowell

O primeiro livro da escritora norte-americana Rainbow Rowell, Eleanor & Park, narra a história de dois jovens considerados diferentes pelos outros, que acabam se encontrando e formando uma amizade.

Eleanor é uma garota nova na cidade que tem uma família problemática, cabelo vermelho e roupas estranhas. Park é um garoto coreano-americano que se esconde atrás de suas roupas escuras e senta no fundo do ônibus. O livro se passa no final dos anos 1980 e os jovens se conectam, especialmente, através de histórias em quadrinhos e fitas cassetes das músicas que foram sucesso naquela década.

Vermelho, Branco e Sangue Azul – Casey McQuiston

Nesta história de amor entre dois rapazes, somos apresentados a Alex Claremont-Diaz, o filho da primeira mulher presidente dos Estados Unidos. Depois de um incidente que poderia prejudicar a reeleição de sua mãe, ele precisa fingir uma amizade com o príncipe da Inglaterra Henry. O que antes era uma encenação, acaba se transformando em uma verdadeira amizade. Os dois rapazes vão se aproximando e uma história de amor cheia de perigos e inseguranças acaba surgindo entre eles.

Tartarugas Até Lá Embaixo – John Green.

Depois do enorme sucesso de “A Culpa é das Estrelas”, John Green presenteou os fãs com este livro mais íntimo e impactante. “Tartarugas Até Lá Embaixo” narra a história da jovem de 16 anos, Aza Holmes, que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo, também conhecido como TOC. Esse transtorno afeta sua vida diariamente, assim como a vida das pessoas ao seu redor. Ela acaba se envolvendo na investigação do desaparecimento de um bilionário da cidade, onde uma grande recompensa em dinheiro está em jogo.

A Barraca do Beijo – Beth Reekles

Elle e Lee são amigos de infância muito próximos. O dilema é que Elle está profundamente apaixonada por Noah, o irmão mais velho de Lee. Durante um evento escolar, uma barraca do beijo faz com que Elle e Noah se aproximem, e agora eles terão que viver um romance secreto, escondido de Lee. O livro do qual esta história foi adaptada fez grande sucesso e foi transformado em um filme pela Netflix, e ainda possui duas sequências.

Simon x A Agenda da Raça Homo Sapiens – Becky Albertalli

Simon Spier é um adolescente de dezesseis anos que esconde de todos a sua orientação sexual. Ele troca emails com um garoto misterioso da escola, conhecido como Blue. Quando esses emails caem nas mãos de um colega de classe, Simon é chantageado por ele. Agora, o seu maior segredo está em perigo, assim como a possível identidade de Blue. Todas essas reviravoltas afetam suas amizades e Simon terá que encontrar uma maneira de se sentir confortável em se assumir.

Teto Para Dois – Beth O’Leary

Tiffy tem um problema complicado: ela terminou seu relacionamento e precisa sair da casa de seu ex-namorado. Por outro lado, Leon está enfrentando dificuldades financeiras e decide alugar seu apartamento de uma maneira incomum. Eles acabam fazendo um acordo, onde Leon fica com o apartamento durante as manhãs e tardes, enquanto Tiffy pode dormir lá durante a noite. Eles se comunicam através de bilhetes espalhados pela casa, mas situações estranhas envolvendo namorados, ex-namorados e amigos superprotetores podem atrapalhar o acordo entre eles.

“Anna e o Beijo Francês” é um livro escrito por Stephanie Perkins.

Se você é fã de uma boa comédia romântica literária, Anna e o Beijo Francês pode ser a opção perfeita para você. O livro narra a história de uma jovem de 17 anos que é enviada para um internato em Paris. No começo, Anna se sente deslocada e com saudades da sua vida nos Estados Unidos. No entanto, tudo começa a mudar quando ela passa a se envolver com um novo grupo de amigos e se aproxima do jovem comprometido Étienne. Será que essa história vai ter um final feliz?

Garoto Encontra Garoto – David Levithan

No mundo criado por David Levithan, a história de amor entre dois rapazes se desenrola em uma escola que celebra bastante a diversidade de gênero e sexual. A rainha do baile é um jogador de futebol americano que se veste como drag queen, e as líderes de torcida são entusiastas de motocicletas. Paul conhece o rapaz dos seus sonhos, Noah, mas acaba arruinando o relacionamento deles. Agora, para reconquistá-lo, ele também terá que ajudar seus amigos a superarem vários desafios.

Victoria e o Patife – Meg Cabot

Neste romance histórico escrito por Meg Cabot (O Diário da Princesa), somos apresentados à história de Victoria, uma jovem que foi criada por seus tios na Índia. Ela é enviada à Inglaterra com o objetivo de encontrar um marido. Durante sua jornada, ela conhece o encantador Conde Hugo Rothschild, por quem se apaixona intensamente. No entanto, as interferências do Capitão Jacob podem ameaçar sua paixão.

A Seleção – Kiera Cass

A série de livros de Kiera Cass começa com A Seleção, uma história onde descobrimos um universo de realeza ameaçado por ataques rebeldes. Na história, 35 meninas têm a oportunidade de participar de uma seleção para se tornarem a esposa do príncipe Maxon e, futuramente, se tornarem rainha. No entanto, a jovem America Singer não está nada feliz em participar deste concurso, pois isso ameaçaria seu relacionamento com o amor de sua vida e a levaria a um mundo que jamais imaginou ser possível.

Mil Beijos de Garoto – Tillie Cole

Um dilúvio de emoções o aguarda no belo livro de romance “Mil Beijos de Garoto”. Na obra de Tillie Cole, seguimos a história de Rune e Poppy, amigos de infância que acabam se apaixonando. No entanto, os jovens são separados quando Rune é enviado para a Noruega. O casal promete se encontrar novamente, mas depois de dois anos, muitas coisas mudaram e quando Rune retorna à cidade onde Poppy está, ele busca respostas para a distância que se instalou entre eles.

Amor & Gelato – Jenna Evans Welch

Depois da morte da sua mãe, Lina acaba tendo que ir morar na casa do pai que nunca conheceu e que vive na Itália. Deprimida com todos os acontecimentos repentinos na sua vida, ela receberá um grande presente que transformará a sua jornada: o diário da sua mãe que narra a história de amor que ela viveu com o seu pai. Na Itália, a jovem também viverá grandes aventuras, o primeiro amor e o primeiro coração partido. Uma história leve, delicada e com mensagens essenciais para jovens.

Dumplin – Julie Murphy

Willowdean Dickson é uma jovem que se sente à vontade com o próprio corpo, mesmo não se encaixando nos padrões de beleza esperados pela sociedade. Sua vida começa a mudar quando ela começa a trabalhar em um restaurante da cidade e conhece Bo, um rapaz atlético que se sente muito atraído por ela. Willow fica surpresa com as investidas do garoto e passa a se sentir insegura com sua imagem. Para desafiar a si mesma e encontrar mais confiança, ela decide participar do concurso de beleza da cidade, que é organizado por sua mãe.

Quinze Dias – Vitor Martins

O autor brasileiro Vitor Martins apresenta uma história bonita e delicada sob a perspectiva de um garoto homossexual, que não se encaixa nos padrões estéticos esperados pela sociedade, e está muito animado com o início das férias de julho. No entanto, seus planos de maratonar séries e relaxar são interrompidos quando sua mãe concorda em hospedar Caio, filho de seus vizinhos que estão em viagem. Felipe, que nutria uma paixão por Caio desde a infância, tem agora que conviver com ele por quinze dias, o que desperta diversos sentimentos nele.

Confessions of an excluded, unloved, and (a little) dramatic girl – Thalita Rebouças

Uma das maiores vozes da literatura de romance juvenil brasileira, Thalita Rebouças traz uma história cheia de mensagens importantes para adolescentes e adultos. O livro conta a vida de Tetê, uma jovem que tem seu mundo virado de cabeça para baixo quando seus pais perdem a casa onde moram e ela precisa se mudar para a casa de seus avós, com parentes loucos. Temas como bullying e amor na adolescência são retratados de forma leve e divertida nesta obra.

O Acordo – Elle Kennedy

Garret e Hannah são indivíduos muito diferentes que frequentam a mesma universidade. Garret é o líder do time de hóquei e vê seu futuro ameaçado devido às baixas notas acadêmicas. Ele decide procurar a ajuda de Hannah, uma jovem com uma personalidade forte e estudante de música. Garret propõe a Hannah que simulem um relacionamento para que ela consiga despertar ciúmes em alguém pelo qual está interessada. No entanto, essa aproximação e acordo podem evoluir para algo mais significativo.

Fangirl – Rainbow Rowell

Cath é uma garota que é apaixonada por uma série de livros chamada Simon Snow e vai passar a maior parte da sua adolescência nessa obsessão escrevendo fanfics sobre os personagens da história. Quando a jovem sai de casa para a faculdade, ela vai precisar se descobrir para abrir o coração e, agora, escrever suas próprias histórias.

Apenas uma Garota – Meredith Russo

Amanda Hardy é uma jovem transgênero que recentemente se tornou adulta e se mudou para uma nova cidade. Ela esconde sua verdadeira identidade de muitas pessoas para evitar ser machucada, porém acaba conhecendo Grant, um jovem por quem se aproxima e permite que ele entre mais em sua vida. Neste renomado livro, a autora Meredith Russo aborda com delicadeza assuntos como bullying, transição de gênero na adolescência e preconceitos, compartilhando temas importantes e impactantes.

Azeitona – Bruno Miranda

Mesmo não sendo próximos na escola, Ian e Emília acabam concebendo um plano que pode alterar a vida deles. Eles decidem simular ser um casal adolescente que em breve terá um bebê. Tudo isso para participarem de um programa de televisão que mostra as histórias desses “novos pais”. No entanto, esse segredo elaborado irá transformar a vida deles de uma forma inesperada.

Química Perfeita – Simone Elkeles

Brittany Ellis tem uma vida e uma reputação aparentemente perfeitas. No entanto, quando ela é obrigada a ser parceira de laboratório nas aulas de química com Alex, membro de uma gangue da cidade, sua imagem pode estar em perigo. Alex fez uma aposta com os amigos que envolvia se aproximar de Brittany. No entanto, quando ele começa a descobrir que a garota enfrenta problemas reais, ele acaba mudando sua atitude em relação a ela.

Só Escute – Sarah Dessen

Annabel é uma jovem que aparentava ter uma vida perfeita. Na verdade, ela era conhecida como a “garota que tem tudo” por ter participado de um comercial de uma loja da cidade que tinha esse slogan. Porém, alguns meses depois, sua vida vira de cabeça para baixo. Depois de brigar com sua melhor amiga e enfrentar problemas em casa, a jovem volta das férias se sentindo isolada. Ela acaba encontrando conforto e talvez algo a mais em Owen, o misterioso garoto de sua sala.

Nuvens de Ketchup – Annabel Pitcher

Zoe é uma jovem com um segredo horrível em seu passado. Ela encontra uma maneira de desabafar sobre isso quando começa a se corresponder com um homem que está na prisão e foi condenado à morte. A história se desenrola através das cartas que Zoe envia para esse homem e, ao longo da narrativa, somos gradualmente informados sobre os segredos que atormentam a garota e a fazem sentir-se tão culpada.

Destino – Ally Condie

O primeiro livro da série distópica Matched, Destino, transporta-nos para um mundo onde os jovens, ao completarem 17 anos, recebem o seu “par ideal”, que é anunciado num ecrã. A jovem Cassia está presente nesta cerimónia e é combinada com o seu grande amigo Xander. No entanto, um outro par surge e o rosto do sensível Ky também aparece por alguns segundos. Agora, Cassia vai começar a questionar este sistema da sociedade em que vive e ter desejos de escolher o seu próprio destino.

Descubra Outros Livros Recomendados Aqui

4.5/5 - (2 votes)