Ordem Dos Livros De Semente Da Terra

Descubra a ordem dos livros de Semente da Terra de Octavia Butler e mergulhe no maior acervo de livros sobre sementes da Terra.

Octavia Butler. Esse é o nome da autora clássica que escreveu os livros que serão comentados aqui hoje. Um nome sólido no mundo literário, que atravessou o século passado deixando seu forte legado com obras inteligentes e revolucionárias. Neste texto, você irá conferir a ordem dos livros de Semente da Terra para entender de uma vez por todas essa obra incrível e inspiradora.

Ordem Dos Livros De Semente Da Terra

Octavia foi uma das escritoras de ficção científica mais conceituadas que passaram pela literatura, tendo recebido inúmeros prêmios importantíssimos, como Nebula, Hugo e Locus, além do prestigiosos prêmio americano MacArthur Fellowship, que é entregue a profissionais excepcionais que se destacam em suas áreas de atuação.

A autora nasceu em 1947 e faleceu em 2006, mas seu legado continua vivo através de seus trabalhos. Durante sua vida, Octavia Butler foi uma voz extremamente importante na luta por questões sociais delicadas, como os problemas relacionados a etnias e raças, levantando discussões fundamentais para a conscientização e busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Aliás, nesta duologia, Semente da Terra, Octavia entrega uma ficção palpitante e que, com o toque da inteligência e perspicácia da escritora, se aproxima da realidade que vivemos em muitos aspectos. Com suas páginas envolventes e personagens profundamente desenvolvidos, a obra nos transporta para um mundo fictício, mas cheio de reflexões que se assemelham ao nosso próprio universo.

A criação de Octavia Butler serve como um alerta para que cuidemos para que nossa sociedade não caia em regimes e sistemas lamentavelmente parecidos. Ela nos alerta contra o totalitarismo e a intolerância, além de explorar as maldades escondidas por trás de pessoas que usam a religião para alcançar seus objetivos doentios.

Na verdade, muitos aspectos, mesmo que em menor escala, podem ser contemplados no nosso dia a dia se olharmos em volta com um olhar tão crítico quanto o de Octavia Butler. E, certamente, as leituras que serão apresentadas aqui irão aguçar seu senso crítico, levando-o a refletir sobre diversos temas importantes que estão presentes em nosso cotidiano. Então, prepare-se para mergulhar nessa jornada literária fascinante e enriquecedora!

1 – A Parábola do Semeador


A Lenda do Semeador de Octavia Butler é o primeiro livro da famosa duologia Semente da Terra. Utilizando os Estados Unidos como cenário, essa envolvente narrativa transporta o leitor para um futuro desolador, onde a civilização enfrenta uma iminente destruição.

O mundo criado pela talentosa autora retrata uma paisagem árida, dominada por uma seca inclemente que levou à escassez de recursos vitais, enquanto um governo negligente e instituições corruptas propagaram o caos nas ruas, onde a violência descontrolada é a nova realidade.

A cada momento, o caos parece ganhar forma! Nesse ambiente perigoso, conhecemos Lauren Olamina, uma jovem que reside em um bairro murado, onde os moradores lutam incansavelmente pela sobrevivência e proteção.

Lauren carrega em si um segredo único: uma rara condição conhecida como hiperempatia, resultado dos vícios de sua falecida mãe. Isso significa que ela sente intensamente as emoções das pessoas ao seu redor, tornando-a ainda mais vulnerável num mundo permeado pelo sofrimento.

A protagonista guia a narrativa ao descrever aspectos de sua vida na vizinhança, incluindo as pregações de seu pai – um estimado pastor na área -, as aulas que ajuda a ministrar e as perigosas missões além dos muros.

A fé em uma nova religião chamada “Earth Seed” é a motivação central de Lauren. Essa fé a conduz a acreditar que “Deus é mudança”, e essa filosofia a orienta na busca por meios de sobrevivência e adaptação num mundo cruel.

Então, numa noite de destruição, iluminada pelas chamas incandescentes, a jovem Lauren perde tudo o que tinha, entregando-se então a uma emocionante jornada pelas estradas dos Estados Unidos distópicos.

Porém, o que era para ser apenas uma fuga visando a sobrevivência, transforma-se em algo muito maior. O coração íntegro e sedento por mudança de Olamina a conduz a um destino glorioso, onde a edificação de um legado de esperança enche os olhos de qualquer leitor com lágrimas de emoção.

2 – A Parábola dos Talentos

A Parábola dos Talentos é o segundo livro na ordem de Semente da Terra. Após os últimos desdobramentos da narrativa, quando Lauren estabeleceu a comunidade de Bolota, a protagonista se depara com uma ameaça preocupante. Um líder populista, pregando veementemente o termo “America forte”, pode destruir tudo que ela construiu até aqui.

Nos últimos 5 anos, Lauren tem vivido sua vida amparada pela comunidade e pela religião — Semente da Terra — que ela mesma criou. Seu legado vem crescendo bastante ao decorrer dos anos.

No entanto, o país está passando por um processo radical de mudança e pode ser um caso de vida ou morte para os adeptos da Semente da Terra. Assim, agora casada e com uma filha, o momento vivido por Lauren não poderia ser mais delicado.

Andrew Steele Jarret é a face do grande problema que permeia as páginas deste segundo livro. Candidato à presidência, o político vem ganhando cada vez mais força por entre a opinião pública, pois sua promessa de “tornar a América grande novamente” toca pretensiosamente nos corações frágeis dos eleitores.

Extremamente apelativo, Andrew traz de volta com muita força valores distorcidos do Cristianismo e uma linha tradicional extremamente preocupante. Desta forma, um fanatismo religioso começa a se impregnar nas ruas e isso parece significar o fim da tolerância, não apenas com relação às crenças, mas também o fim da busca pela igualdade racial e de gênero.

Os doutrinadores estão realmente dispostos a ir ao extremo para construir a terrível América que imaginam e o uso da violência vêm junto à ignorância de alguns e à maldade de outros.

Um contexto terrível, onde a segurança da protagonista e de sua família, que nunca foi garantida, está por um fio. Lauren, com seus fortes e justos princípios, criou um legado grandioso e, até agora, resistiu grandes desafios. Mas será que pode resistir mais um?

Conclusão

No meio de toda essa tensão, Lauren precisa encontrar forças para lutar e proteger tudo o que ela acredita. Seu papel agora é ainda mais importante, pois cabe a ela liderar aqueles que acreditam em sua visão de uma sociedade mais igualitária e justa.

Enfrentando as adversidades e os riscos iminentes, Lauren está preparada para desafiar as forças do fanatismo e da ignorância que ameaçam destruir tudo o que ela construiu com tanto esforço. Apoiada por seus aliados mais leais, ela se mantém firme na busca pela liberdade e pelo respeito.

A Parábola dos Talentos é uma história de luta, coragem e esperança em meio à escuridão. Neste segundo livro da série Semente da Terra, mergulhamos ainda mais na complexidade dos desafios enfrentados pela protagonista, nos levando a questionar o que somos capazes de enfrentar e até onde nosso legado pode nos levar.

Prepare-se para uma narrativa intensa e emocionante, em que cada página nos provoca a refletir sobre nosso próprio papel na construção de um mundo melhor. A saga de Lauren continua, e o destino de toda uma comunidade está em suas mãos.

Avalie isto post