Sombra e Ossos: Descubra a Ordem de Leitura dos Livros de Leigh Bardugo e o Universo Grisha

Autor(a):

A Netflix tem tido um imenso sucesso ao adaptar livros para séries, como fez, por exemplo, com os livros de Os Bridgertons, Lupin e o Gambito da Rainha. Agora, a aposta é na trilogia de ficção chamada Grisha, escrita pela autora Leigh Bardugo. Neste texto, você conhecerá a ordem dos livros de Sombra e Ossos, que compõem essa trilogia incrível.

Com estreia marcada para o dia 23 de abril de 2021, a série conta com um elenco repleto de grandes nomes. Ben Barnes, que já participou de obras consagradas como Westworld e As Crônicas de Nárnia, estará presente, assim como Jessie Mei Li, no papel principal, e outros talentos como Archie Renaux e Freddy Carter. A produção da Netflix será composta por 8 episódios, todos focados na história do primeiro livro da trilogia.

O primeiro volume da ordem dos livros de Sombra e Ossos, pertencente à trilogia Grisha, nos transporta para um mundo devastado por guerras. Seguimos a história da cartógrafa Alina, sua grande paixão pelo melhor amigo Maly e a descoberta de seus poderes sobrenaturais. A partir desse momento, ela se depara com um novo universo: o universo dos Grishas. Lá, ela será treinada e desenvolverá ainda mais seus poderes.

Há um importante adendo a ser feito sobre a série da NETFLIX, que merece ser mencionado. Um fato extremamente interessante é que a primeira temporada mistura habilmente a história do primeiro livro, intitulado “Sombra e Ossos”, com a narrativa envolvente de “Six of Crows: Sangue e Mentiras”. É digno de nota que foi por meio da leitura deste livro que o produtor Eric Heisserer teve contato com os renomados livros do universo Grishaverso, e, somente a partir deste momento, ele se dispôs a fazer a adaptação, sob a condição de poder incluir os inigualáveis e amados irmãos corvo na trama central.

Em consequência desse interessante entrelaçamento das histórias, caso você leia o livro “Sombra e Ossos”, você não encontrará a emocionante jornada de Kaz, Inej e Jesper, personagens que tanto amamos e nos cativaram na série.

Um Pouco Sobre a Autora

Leigh Bardugo nasceu em Jerusalém e, ainda criança, migrou para os Estados Unidos em busca de novas oportunidades. A autora da renomada Trilogia Grisha, que conquistou o primeiro lugar na lista de best-sellers do New York Times em 2013, também brilhou ao escrever outros sucessos literários, como a intrigante duologia de Ketterdam e a arrebatadora duologia Nikolai, esta última inspirada em um dos personagens da Grisha.

O impressionante êxito alcançado com a saga Grisha rendeu a Leigh diversas indicações a prêmios de prestígio, incluindo o reconhecimento no New Voices, promovido pela American Booksellers Association, além das indicações ao Abraham Lincoln Award e à seleção da Indie Next List. Sem dúvidas, o talento e a criatividade de Leigh Bardugo são evidentemente notáveis e prometem continuar surpreendendo os leitores por muitos anos.

Sombra e Ossos: Ordem dos Livros da Trilogia Grisha

Sombra e Ossos

Sombra e Ossos

Esse é o primeiro livro de uma série chamada Shadow and Bone (Sombra e Osso). É sobre uma garota chamada Alina que vive em um lugar chamado Ravka, que é como a Rússia, mas não é real. O lugar está em guerra e há monstros por toda parte, por isso é assustador. Um dia, Alina descobre que tem poderes especiais para controlar o sol. Ela vai treinar com outras pessoas que também têm poderes mágicos. Mas, embora seja legal ter poderes, Alina luta para perder sua amiga e se apaixonar por um cara que pode deixar as pessoas cegas com a escuridão. Seu poder pode salvar Ravka da guerra, mas, em vez disso, algumas pessoas a querem morta.

Darkling começa a gostar de Alina e de seus poderes, apesar de ter sido instruído a não gostar. Ele usa seu poder para fazer com que ela se apaixone por ele. Mas então a amiga de Alina, Maly, volta e fica brava com ela por estar perto de Darkling e ir a festas chiques. Isso deixa Alina irritada e ela deixa de ser amiga de Maly.

A mãe de Darkling diz a Alina que Darkling é perigoso e que ele fez com que a Dobra das Sombras acontecesse de propósito. Ela diz que ele só quer Alina por causa de seus poderes, e não porque se importa com ela.

Alina foge de Darkling e Maly vai com ela. Eles estão procurando um White Stag que possa tornar os poderes de Alina mais fortes, mas há um colar feito de seu chifre que pode controlar a mente das pessoas.

O vilão, Darkling, quer controlar Alina e Maly e, por isso, criou um exército para encontrá-las. Eles encontraram alguns cervos especiais, mas não puderam machucá-los como Darkling fez. Ele colocou um colar em Alina que a obrigava a fazer o que ele quisesse. Ele queria que todos soubessem que ele era o chefe, por isso fez com que Alina usasse seu poder para ferir as pessoas e tornar tudo escuro em todos os lugares.

Mas quando Alina mostrou misericórdia e poupou a vida de um dos cervos, ela ficou muito forte. Ela finalmente se libertou do controle do Darkling e ajudou Maly a escapar também. Elas fugiram de seu país natal porque sabiam que nunca estariam seguras enquanto Darkling estivesse vivo.

Sol e tormenta

Sol e tormenta

Esta é a segunda parte dos livros Shadow and Bone. O livro começa com Alina e Maly fugindo, mas são encontradas por Darkling, que as captura com a ajuda de um monstro. Darkling as leva para um navio onde Alina conhece novas pessoas e fica sabendo dos planos de Darkling para encontrar um dragão de gelo chamado Rusalye. Maly e Alina não acreditam nele, mas ele ameaça machucar Maly se elas não concordarem. Eles vivem muitas aventuras durante a caçada a Rusalye e, por fim, a trazem de volta ferida em seu navio. Contra sua vontade, Alina é forçada a matar o dragão e pegar seu amplificador de poder, como os chifres de White Deer.

No segundo livro, Alina conhece um homem chamado Sturmhond, que tem um poder especial. Embora não o compreenda totalmente, ela confia nele e eles partem em uma missão para derrotar o Darkling. Sturmhond os ajuda a escapar quando eles se voltam contra o Darkling. Mas Alina sente algo estranho na aparência de Sturmhond. Ele os leva para lutar contra um exército de criaturas chamadas Vulcra em um lugar chamado Fold. Eles usam armas especiais da nave para lutar e conseguem escapar. Mas, então, acontece algo que deixa todos com raiva de Alina por não protegê-los suficientemente bem.

Sturmhond era na verdade um príncipe chamado Nikolai Lansov, mas ele mudou sua aparência porque não gostava de ficar entediado no palácio. Alina ficou assustada quando descobriu e lhe deu um soco. Mas então eles decidiram trabalhar juntos para deter o Darkling. O irmão mais velho de Nikolai, Vasily, está no trono agora, mas ele é preguiçoso e não é um bom governante. Nikolai pede a Alina que se case com ele para que possam assumir o controle, mas ela recusa. No entanto, ela concorda em liderar o exército deles. No caminho de volta para casa, Alina e Nikolai se tornam amigos e Maly fica com ciúmes porque Alina está ficando mais poderosa. Quando eles voltam, o exército de Vasily quer que ela seja a rainha em vez dele, pois ela é a primeira na linha de sucessão ao trono.

Nikolai convenceu o exército a deixar que ele e Alina entrassem no castelo. Eles viram como as coisas estavam ruins por causa das ações do Darkling. Vasily não os recebeu bem, mas Nikolai explicou os poderes de Alina ao rei. O rei ficou chateado, mas prometeu não prendê-la e lhe deu um grande cargo no comando do exército.

Durante o jantar, algumas pessoas atacaram o castelo e Vasily morreu. Eles fugiram por túneis secretos com a ajuda de Nikolai e escaparam por pouco. Então, o Darkling apareceu e disse que mataria todos se Alina não se juntasse a ele.

Para proteger todos eles, especialmente Maly, ela concordou em ficar sob o controle dele, mas depois tentou revidar quando teve uma chance. Ela se feriu gravemente e disse a Maly que não poderia mais usar seus poderes completamente.

Ruína e Ascensão

Ruína e Ascensão

Nesta última parte dos livros Shadow and Bone, o Darkling assume o controle de Ravka e cria um novo governo. Alina está presa em um castelo subterrâneo, onde não pode usar seus poderes porque não há luz solar. Ela se machuca quando o Darkling ataca e convence seu carcereiro a deixá-la ir para a cozinha para que possa se recuperar. Alina aprende sobre algo chamado Firebird, que é importante para seu plano de fuga. Com a ajuda de alguns amigos, eles elaboram um plano para escapar e impedir que Apparat os acuse de serem contra o novo governo. Eles até usam um poder sombrio que foi tirado do Darkling para assustar os guardas e tirar Maly de lá também.

Com os seus poderes recarregados pelo sol, Alina destrói boa parte do castelo e faz com que os guardas se rendam a ela. Alina torna Apparat e o soldado mais fortes seus súditos, levando Apparat consigo na busca pelo amplificador e deixando o soldado para proteger a população.

Nikolai até o momento está desaparecido, ninguém sabe se vivo ou morto. Alina suspeita que ele seja o Príncipe de Ar que está tirando o sono de Darkling e jura tentar encontra-lo.

Alina não consegue dormir porque fica pensando em Darkling e na estranha conexão entre eles. Ela tenta falar com ele em sua mente, mas, a princípio, não funciona. Finalmente, ela o alcança e vê que ele está sentado em um trono. Ele pede que ela governe com ele, mas Alina permanece concentrada em sua missão. Ela percebe que pode atacar Darkling se ele se distrair.

Alina encontra Nikolai, que quer ajudá-los a encontrar o pássaro de fogo. Ele lhes oferece um navio para levar Maly e seus seguidores para as montanhas, enquanto eles voltam para Ravka para que Alina possa mostrar seus poderes. Embora esteja nervosa com a ideia de deixar Maly, Alina concorda e vai com Nikolai.

Alina está com suas amigas Genya, Zoya, Tamar e Nadia. Elas a ajudam a escolher vestidos e um anel de presente de um príncipe. Embora elas estejam felizes, Alina sabe que o perigo está chegando. Ela conversa com Darkling novamente antes de sair.

Darkling tenta mexer com a mente de Alina durante a conversa. Ele lhe diz que Maly e Nikolai envelhecerão enquanto ela permanecerá jovem. Ele também diz que todos que ela ama morrerão um dia e que ele encontrou a invenção de David para dominar o país. Mas Alina é forte o suficiente para resistir a ele.

David explica sua invenção – um barco de vidro movido a luz solar que torna Alina ainda mais poderosa. Ela percebe que, assim como ela tirou alguns dos poderes de Darkling das sombras, ele também tirou alguns dos seus do sol.

O grupo se divide – Mal e Alina vão para as montanhas, enquanto os outros encontram abrigo em outro lugar. A jornada é difícil porque eles são atacados e têm dificuldade para encontrar o caminho.

Os instintos de Maly os ajudam a encontrar uma ilha coberta de cinzas e eles passam a noite lá. No dia seguinte, eles caminham por uma trilha difícil e ficam muito cansados. Alina começa a sentir que está se tornando mais parecida com o Darkling e se sente distante de seus amigos. Mas Maly lhe diz que ela não é como ele e isso a faz se sentir melhor. De repente, um grande pássaro furioso chamado Firebird aparece e tenta machucá-los. Enquanto lutam por suas vidas, Alina e Maly se tornam ainda mais próximos. Seus amigos chegam para ajudá-los, mas Maly os impede porque percebe que, na verdade, ele é o terceiro Amplificador, não o pássaro.

Depois de tudo o que aconteceu, eles voltam para o acampamento, onde Alina pensa em todas as vezes que Maly ajudou a ampliar seu poder. Elas se conhecem desde que eram órfãs e sempre se apoiaram mutuamente. Quando Alina descobriu seu poder pela primeira vez, ao tentar ajudar Maly, ele também estava lá com ela, conversando a noite toda quando encontraram um cervo branco e depois voltaram para buscar seus amigos que tinham ido para um lugar seguro durante um ataque.

Alina descobre que o Darkling atacou outra parte de Ravka. Mas, felizmente, Nikolai ajudou a evacuar as pessoas antes que isso acontecesse. Alina conversa com o Darkling e vê como ele destruiu um lugar chamado Karmzin. Ele ameaça continuar matando se ela não se encontrar com ele.

Alina fica triste e decide se juntar ao Darkling, mas seus amigos têm um plano para ajudá-la e todos vão para um lugar perigoso chamado Fold. Cada pessoa tem seu próprio trabalho para destruí-la.

Em seu caminho, Alina é ferida por soldados que trabalham para os Darkling. Ela não consegue encontrar algumas crianças que deseja salvar, então pede ajuda a Nikolai. Mas então o Darkling a encontra e a faz perder o controle de seus poderes.

Alina tenta revidar usando sua conexão, mas o Darkling sabe o que ela está fazendo e a empurra para a Dobra. Maly encontra Alina ferida e diz a ela que se sacrificará para que todos sejam salvos.

A pessoa ruim, Darkling, morre e tudo fica claro. Alina vê que Maly ainda está vivo. Ela o leva para conhecer seus amigos, mas ainda está confusa. Mais tarde, Alina descobre todas as coisas que aconteceram na grande luta, como Nikolai retomando o poder de seu lar, Ravka. Maly e Alina estão tristes por seus amigos que morreram na luta, mas felizes por estarem juntos sem poderes. Eles se casam e trabalham juntos para fazer de Keramizin um bom lugar para as crianças aprenderem e viverem felizes para sempre.

Six of crows: Sangue e mentiras

Sombra e Ossos Six of crows: Sangue e mentiras

Esse é o quarto volume da ordem de livros de Grisha. Apesar de não fazer parte da trilogia original, ele é um spin-off que ocorre no mesmo universo das histórias originais.

Nesse livro, temos o personagem Kaz, que reside em Ketterdam e é contratado para liderar um assalto. A ideia é evitar que uma droga chamada jurda caia nas mãos erradas e cause o caos na cidade. O perigo dessa ação é iminente, mas pode proporcionar riqueza.

Arriscando sua própria vida, ele monta uma equipe de elite para a missão, recrutando uma espiã chamada Espectro, além de um fugitivo habilidoso com explosivos, um atirador, uma grisha e um prisioneiro em busca de vingança pela morte de sua amada.

Crooked Kingdom: Vingança e Redenção

Sombra e Ossos Crooked Kingdom: Vingança e Redenção

Este é o quinto volume da série de livros de Grisha e o segundo spin-off.

Após conseguirem escapar com sucesso do audacioso assalto na Corte do Gelo, Kaz Brekker e sua equipe serão traídos por um dos membros do grupo, o que fará com que o Clube do Corvo tenha que lutar pela própria sobrevivência. Além disso, Ketterdam está passando por tempos sombrios e nossos protagonistas terão que enfrentá-los de frente, mostrando sua coragem e determinação para superar os desafios que os esperam.

Kings of Scars (Duologia Nikolai)

Sombra e Ossos Kings of Scars (Duologia Nikolai)

Nikolai Lantsov, o deslumbrante rei de Ravka, tem uma habilidade extraordinária de realizar feitos impossíveis, no entanto, sua magia sombria ameaça destruir tudo o que ele conquistou por seu povo. Acompanhado por um jovem monge e Zoya Nazyalensky, Nikolai embarca em uma jornada para os cantos mais remotos de Ravka em busca de uma cura para a terrível enfermidade que o aflige. Esse livro também se destaca como um volume crucial na série Sombra e Ossos.

Enquanto o perigo se aproxima de todos os lados, Nikolai luta com todas as suas forças para salvaguardar seu país e sua própria alma. No entanto, existem segredos que não podem ser ocultados e feridas que são impossíveis de cicatrizar. “King of Scars: Trono de Ouro e Cinzas” é apenas o primeiro volume de uma empolgante duologia que deixará os leitores ansiosos pelo próximo capítulo.

Com personagens incrivelmente bem desenvolvidos e um mundo ricamente detalhado, este livro se torna um clássico instantâneo, conquistando tanto os leitores fiéis do Grishaverso quanto os novos entusiastas. Um exemplo disso é que o jornal “The Washington Post” descreve o livro como um universo diverso habitado por personagens surpreendentemente reais e humanos.

Rule of Wolves (Duologia Nikolai)

Sombra e Ossos Rule of Wolves (Duologia Nikolai)

Esta é a arrebatadora e surpreendente conclusão da duologia “King of Scars”, que também marca o fim da saga dos Livros de Sombra e Ossos. Os lobos estão cada vez mais próximos, e Nikolai Lantsov, o jovem e corajoso rei de Ravka, enfrentará o maior desafio de sua vida. Com o gigantesco exército de Fjerda se preparando para invadir Ravka, Nikolai terá que utilizar todo o seu charme, perspicácia e até mesmo contar com a ajuda de seu próprio monstro interior para vencer essa batalha. Porém, uma ameaça sombria e misteriosa surge em seu caminho, desafiando-o ainda mais: a temível Bruxa da Tempestade.

Enquanto isso, Zoya Nazyalensky, que já sofreu demais com a guerra, recusa-se a enterrar mais um amigo e é forçada a abraçar todos os seus poderes para se tornar a arma que seu país tanto precisa. Nina Zenik, conhecida como a Rainha do Luto, está infiltrada em terras inimigas e arrisca sua própria vida para promover a guerra contra Fjerda. Porém, sua incontrolável sede de vingança pode significar o fim da pequena chance que Ravka tem de ser livre e impedir que seu coração já tão enlutado se recupere.

Rei, general e espiã. Juntos, eles devem encontrar uma maneira de criar um futuro promissor em meio à escuridão ou então testemunharão a queda de uma nação inteira. Esta conclusão épica dos Livros de Sombra e Ossos leva os leitores a uma jornada cheia de emoção, intriga e reviravoltas, como nunca antes visto.

Conclusão

Em conclusão, o Grishaverse é um universo emocionante e intrincado que se estende por vários livros e séries. Desde as aventuras épicas da Trilogia Grisha e da Duologia Six of Crows até a próxima Duologia King of Scars, a autora Leigh Bardugo criou um mundo repleto de magia, intrigas políticas e personagens complexos. Enquanto aguardamos ansiosamente a segunda temporada de Shadow and Bones na Netflix, é importante apreciar o brilhantismo da escrita de Bardugo e a forma como ela une as histórias de diferentes personagens em uma narrativa coesa.

Por meio da jornada de Alina Starkov em Shadow and Bones, os leitores são apresentados à movimentada capital de Kerch, onde o imprevisível Kaz Brekker se torna um aliado improvável. Inimigos juramentados devem trabalhar juntos para sobreviver enquanto navegam em um lugar agitado onde tudo pode ser alcançado se você tiver o preço ou a habilidade certa. Não é de surpreender que Kaz, conhecido como “o prisioneiro que queria tudo, mas não se importava com nada”, tenha se tornado rapidamente um favorito dos fãs.

O final da Trilogia das Sombras nos deixa com um suspense que estabelece eventos futuros no Grishaverse. O outrora grande exército Grisha agora está sangrando sob as ordens de Darkling, ameaçando destruir tudo em sua busca pelo poder supremo. Isso prepara perfeitamente a segunda temporada, na qual veremos alianças forjadas e segredos revelados enquanto Kaz Brekker e sua equipe ocupam o centro do palco.

Mas não se trata apenas de enredos emocionantes – Bardugo também aborda com maestria temas complexos como ganância, dinâmica de poder e preconceito em seus livros. Sua escrita transporta os leitores para um mundo cheio de sombras – uma faixa de terra a oeste de Ravka onde os Grishas são escravizados e envolvidos em atividades perigosas. Mas em meio a toda essa escuridão há esperança, pois esses livros também mostram a humanidade prevalecendo sobre o mal.

Como os leitores ávidos sabem, não existe uma maneira “certa” de ler esses livros – alguns preferem começar com Shadow and Bones, enquanto outros vão direto para Six of Crows. No entanto, se você está descobrindo o trabalho de Leigh Bardugo, é recomendável seguir a ordem de publicação para apreciar plenamente o enredo abrangente e o desenvolvimento dos personagens.

No final das contas, o Grishaverse é mais do que apenas uma série de livros de fantasia – é uma comunidade de leitores apaixonados que se apaixonaram por esse universo rico e diversificado. Portanto, quer você esteja trapaceando pessoalmente lendo a cópia de outra pessoa ou sonhando com a riqueza de possuir todos esses livros, uma coisa é certa – o Grishaverse roubou nossos corações e continuará a fazê-lo a cada nova edição. Portanto, vamos aguardar ansiosamente a próxima temporada de Shadow and Bones e todos os livros futuros que nos levarão a aventuras selvagens por esse mundo encantador. Junte-se a nós enquanto continuamos a explorar as profundezas do Grishaverse – onde tudo é possível.

Artigos Relacionados

Avalie isto post