As Crônicas de Nárnia: Ordem Dos Livros

As Crônicas De Nárnia – Conheça A Ordem Dos Livros Curiosidades Sobre A Saga

As Crônicas de Nárnia é uma incrível série composta por sete livros de fantasia escritos pelo renomado autor britânico C.S. Lewis. Nestas páginas, embarcamos em emocionantes aventuras ao lado de crianças que, de repente, se veem transportadas do nosso mundo para um reino mágico chamado Nárnia. Lá, elas se deparam com criaturas fantásticas, enfrentam desafios emocionantes e travam batalhas épicas contra as forças do mal. Prepare-se para entrar num universo repleto de magia, mitologia e animais surpreendentes, todos dotados da habilidade incrível de falar.

As Crônicas de Nárnia conquistaram o coração de leitores de todas as idades, e suas narrativas carregam consigo profundos temas cristãos e alegóricos. Não é à toa que essa série se tornou uma das mais populares e influentes da literatura infantil, ganhando diversas adaptações para o cinema, televisão e teatro. Adentre o maravilhoso mundo de Nárnia e descubra o motivo pelo qual essa saga é considerada um clássico da literatura, sendo amplamente reconhecida como uma das obras literárias de maior sucesso de todos os tempos.

Para que você desfrute ao máximo dessa mágica jornada, é importante seguir a ordem cronológica dos livros. Abaixo, apresentamos a sequência correta para a leitura das Crônicas de Nárnia:

As Crônicas de Nárnia: Ordem Dos Livros

  • As Crônicas de Nárnia – O Sobrinho do Mago
  • As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
  • As Crônicas de Nárnia – O Cavalo e Seu Menino
  • As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian
  • As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada
  • As Crônicas de Nárnia – A Cadeira de Prata
  • As Crônicas de Nárnia – A Última Batalha

Atenção: neste artigo serão ditas algumas coisas a respeito dos livros, portanto, é inevitável que haja um pouco de spoiler.

Ordem Dos Livros de As Crônicas de Nárnia

A História de Nárnia

Nárnia é um mundo especial que precisa de magia para ser acessado. Somente algumas pessoas podem ir até lá, mas não sabemos quem as escolhe. Em cada livro, as pessoas principais vão do nosso mundo para Nárnia de maneiras diferentes. Mas eles sempre usam algo do nosso mundo para chegar lá. Como no primeiro livro, eles usaram a porta de um armário. No primeiro livro, uma garota chamada Lucy encontrou a porta enquanto brincava de esconde-esconde e foi a primeira a ver Nárnia. Seus irmãos e irmãs vieram depois dela.

Quando eles vão para Nárnia, encontram animais e elfos que podem falar. Lá também há muitas criaturas mágicas. Mas o mundo não é feliz porque uma feiticeira está no comando e há uma guerra entre o bem e o mal. Os jovens humanos foram escolhidos para ajudar Aslam, o Leão que é o verdadeiro rei, e os bons vencem a Bruxa, como diz a profecia.

Veja a ordem dos livros de As Crônicas de Nárnia

Os livros de As Crônicas de Nárnia não estão em ordem cronológica. Mas a editora alterou os números em 1994 para que ficassem em ordem cronológica. Algumas pessoas acham que é melhor lê-los como foram escritos, mas outras gostam de lê-los por ordem cronológica. Ambas as formas são boas e proporcionam aos leitores uma experiência diferente. A leitura em ordem cronológica ajuda a entender como Nárnia foi criada e o que aconteceu depois.

Os livros da série Nárnia geralmente são lidos na ordem em que foram publicados. Mas algumas pessoas acham que é melhor começar com O Sobrinho do Mago porque ele ajuda a entender a história de Nárnia e como surgiram personagens importantes como a Feiticeira Branca. Portanto, esta é uma maneira diferente de lê-los que pode fazer mais sentido.

As Crônicas de Nárnia – O Sobrinho do Mago

As Crônicas de Nárnia – O Sobrinho do Mago

O Sobrinho do Mago é o primeiro livro de uma série chamada As Crônicas de Nárnia. É sobre dois amigos chamados Digory e Polly que acidentalmente encontram anéis mágicos feitos pelo tio de Digory. Esses anéis os levam a uma floresta especial que conduz a mundos diferentes.

Em suas aventuras, eles veem a criação de um lugar mágico chamado Nárnia por um leão chamado Aslam. Mas eles também levam uma bruxa má para lá sem querer. Essa história explica como Nárnia foi criada e apresenta ideias importantes como o bem e o mal.

Os personagens têm de enfrentar escolhas e problemas difíceis, o que estabelece o que acontecerá nos futuros livros da série. “O Sobrinho do Mago” é uma história emocionante que nos mostra todas as coisas incríveis e assustadoras de Nárnia.

Ele vem antes de outro livro chamado O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, embora tenha sido escrito cinco anos depois.

As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é um livro de C.S. Lewis. Ele foi escrito há muito tempo, em 1950. A história é sobre quatro irmãos e irmãs que vão morar com um misterioso professor durante a guerra. Um dia, um deles encontra uma porta secreta que os leva a Nárnia, um mundo mágico com criaturas fantásticas.

Mas Nárnia está em apuros porque uma bruxa malvada fez com que sempre fizesse frio lá. Com a ajuda do leão Aslam, os irmãos e irmãs partem em uma aventura para salvar Nárnia e derrotar a bruxa. O livro nos ensina a ser corajosos, a permanecer leais e como o bem sempre luta contra o mal.

Muitas pessoas adoram esse livro porque ele é muito mágico!

As Crônicas de Nárnia – O Cavalo e Seu Menino

As Crônicas de Nárnia – O Cavalo e Seu Menino

Na terceira parte de As Crônicas de Nárnia, um garoto chamado Shasta decide fugir de sua casa malvada na Calormânia. Ele descobre que não é realmente filho de seu pai e quer encontrar um lugar melhor. Ele viaja com um cavalo falante chamado Bree em direção a Nárnia, onde a vida é boa e livre. No caminho, eles passam por um grande deserto e Shasta se pergunta o que acontecerá em seguida. Ele parece grande, assustador e vazio… mas também livre.

As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian

As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian

No quarto livro da série Nárnia, as coisas não estão indo bem na terra mágica. Tudo costumava ser pacífico e feliz, mas agora há problemas. O Príncipe Caspian quer melhorar as coisas e trazer de volta como Nárnia costumava ser.

As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada

As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada

Lucia e Edmund, juntamente com seu primo Eustace, partem em uma grande aventura em um grande navio chamado Peregrino da Alvorada. Eles estão procurando sete amigos desaparecidos do pai do Rei Caspian em uma ilha muito distante. No caminho, eles encontram um dragão, um monstro marinho, criaturas invisíveis e Aslam, o Grande Leão, que lhes faz uma promessa especial.

As Crônicas de Nárnia – A Cadeira de Prata

As Crônicas de Nárnia – A Cadeira de Prata

Jill perguntou: “Como vamos sair dessa escola ruim?” Eustace disse que eles poderiam usar magia. Eles deram as mãos e desejaram muito ir para outro lugar. De repente, eles estavam em um grande penhasco acima das nuvens em Nárnia. Jill ficou assustada quando Eustáquio quase caiu, mas depois sentiu o Leão com ela.

As Crônicas de Nárnia – A Última Batalha

As Crônicas de Nárnia – A Última Batalha

A Última Batalha é o último livro da série Nárnia. Nesse livro, uma grande batalha está acontecendo em Nárnia. O Rei Tirian, Jill e Eustáquio vão lutar contra os vilões chamados Calcuttans. Isso decidirá se o bem ou o mal vencerá. Mas o Rei Tirian está se sentindo inseguro e preocupado. Será que ele conseguirá se manter forte?

Sequência dos livros de As Crônicas de Nárnia por ordem de publicação

O primeiro livro de As Crônicas de Nárnia foi escrito por C.S. Lewis em 1950. Chama-se O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Mais tarde, porém, Lewis escreveu outro livro chamado The Magician’s Nephew (O sobrinho do mago), que se passa antes do primeiro livro. Algumas pessoas gostam de começar por esse, mas acho que é melhor lê-los em ordem, começando pelo primeiro publicado, porque é assim que o autor queria que os lêssemos também. Dessa forma, faz mais sentido e nos ajuda a entender tudo melhor!

No livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, a introdução de Aslam é muito importante porque nos ajuda a entender seu papel na história. É também quando ficamos sabendo sobre Nárnia pela primeira vez. Em outro livro chamado The Magician’s Nephew (O Sobrinho do Mago), supõe-se que já saibamos sobre Nárnia porque ele foi escrito depois de cinco outros livros.

  1. As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)
  2. As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian (1951)
  3. As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
  4. As Crônicas de Nárnia – A Cadeira de Prata (1953)
  5. As Crônicas de Nárnia – O cavalo e seu menino (1954)
  6. As Crônicas de Nárnia – O Sobrinho do Mago (1955)
  7. As Crônicas de Nárnia – A Última Batalha (1956)

Sobre o autor de As Crônicas de Nárnia

C.S. Lewis escreveu As Crônicas de Nárnia e nasceu em 1898. Quando era jovem, perdeu a mão e começou a se questionar sobre o mundo. Durante muito tempo, não acreditou em Deus por causa das coisas ruins que via acontecer. Mas, então, conheceu um amigo chamado Tolkien que lhe falou sobre o cristianismo e ele mudou de ideia. Depois de ler um livro chamado The Everlasting Man (O Homem Eterno), de G.K. Chesterton, Lewis também se tornou cristão.

Como a crença de Lewis influenciou As Crônicas de Nárnia?

Lewis tornou-se cristão, o que mudou a maneira como ele escreveu histórias como Nárnia. Em Nárnia, há coisas que lembram as histórias da Bíblia Sagrada. Por exemplo, Aslam é como Jesus porque ambos têm bons valores e personalidades. Aslam chegou a se sacrificar para salvar outras pessoas, mas depois voltou para lutar contra os vilões. Em outro livro de Nárnia, chamado Príncipe Caspian, algumas pessoas perderam a fé em Aslam. Assim, os personagens principais do primeiro livro tiveram de voltar para mostrar que Aslam era real e ainda estava lá para eles.

No livro “The Silver Chair”, Aslam dá missões a Gil e Eustace, mas eles não acreditam em si mesmos e não terminam suas tarefas. Isso causa problemas, mas depois eles percebem que é porque não deram ouvidos a Aslam. Eles corrigem as coisas e tudo fica melhor.

No último livro, “The Last Battle” (A última batalha), algo semelhante acontece com dois animais que fingem ser Aslam e enganam os narnianos. Isso é parecido com o que acontece em uma história da Bíblia chamada Apocalipse. Há outras semelhanças também, mas você deve ler esses livros por conta própria! Acho que você vai gostar muito deles!

Como o Guarda-Roupa de Nárnia foi criado?

Havia um armário especial que apareceu por causa de alguns anéis mágicos. Esses anéis podiam levar as pessoas para outro lugar chamado Nárnia. A mãe do pequeno Digory estava doente e ele ficou sabendo de uma fruta especial que a faria melhorar. Quando estavam em Nárnia, Aslam deu a fruta a Digory para que ele a desse à sua mãe, e ela melhorou! Aslam disse às crianças que enterrassem os anéis mágicos com os restos da fruta. Nesse local, cresceu uma árvore que tinha poderes mágicos – ela se movia sem vento e não caía em tempestades. Mas um dia, um raio caiu e derrubou a árvore, que foi transformada em um armário especial com poderes mágicos também!

Conclusão

Esse livro nos fala sobre um lugar especial chamado Nárnia. Há muitas histórias nesse livro, começando com a primeira viagem de Edmundo e Lúcia a Nárnia. Nessas histórias, aprendemos sobre coisas importantes como família, lealdade, bravura e como derrotar o mal. Quando lemos esse livro, somos levados a um mundo mágico onde tudo é possível se você acreditar. Assim como os personagens da história fazem escolhas que os levam a aventuras, nossas próprias escolhas também moldam nossas vidas. Portanto, sejamos corajosos e curiosos ao explorarmos as maravilhas de Nárnia!

Partiremos em uma aventura com o Rei Caspian X, Edmund, Lucy e Eustace Scrubb para salvar seu reino do perigo. Eles terão de ser corajosos e enfrentar muitos desafios ao longo do caminho. Há uma pessoa má fingindo ser Aslan e causando problemas em Nárnia, mas, com a ajuda de novos amigos, eles os derrotarão e trarão a paz de volta ao seu lar. Se você quiser ouvir essa história emocionante, comece a ler “O Sobrinho do Mago” e continue até “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”. Esse é apenas o começo de uma grande jornada que o deixará feliz por muito tempo.

Artigos Relacionados

Avalie isto post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *