Mas minha gente, o que é esse The Street Store?
Eu também fiquei me perguntando sobre esse evento que já havia visto pelo facebook, mas sem entender muito sobre a concepção dele. Mas ai eu pesquisei e achei incrível tudo o que essa ‘ong’ vem fazendo pelo mundo todo. A ideia é simples: doar roupas a quem não tem. A diferença é que as peças são penduradas em cabides de papelão na rua, como se fosse uma grande loja a céu aberto, e os moradores de rua têm a oportunidade de se sentir “fazendo compras”.
O The Street Store (TSS) surgiu em janeiro de 2014, na Cidade do Cabo na África do Sul – é uma loja de rua sem fins lucrativos que tem como objetivo coletar e doar roupas, sapatos e acessórios para pessoas desfavorecidas, principalmente moradores de rua. O diferencial está na forma de como isso é feito: em vez de receber as doações eles podem escolher o que quiserem como se estivesse em uma loja.
A ação social já aconteceu em várias cidades do mundo e no início de 2015 pela 1ª vez no Brasil, em São Paulo, e desde então em algumas cidades brasileiras como Belém, Fortaleza, Itaberaba (BA) e recentemente em Londrina.
Aqui tudo começou através de estudantes que acharam a iniciativa interessante e entraram em contato com TSS pelo facebook e começaram a organizar o primeiro evento. “Essa é a segunda edição. Participo desde a primeira. Uma amiga viu um post sobre o TSS no Facebook, entrou em contato com eles para realizar o evento aqui e me convidou pra ajudar. Foi um sucesso.”, nos conta Onildo Filho, um dos organizadores do TSS aqui em Teresina. O evento acontece neste sábado(13), na Praça da Bandeira, centro da cidade.
No ano passado, o evento recebeu a doação de quase cinco mil peças e contou com a participação de cerca de 20 voluntários engajados em recolher e realizar a triagem das doações, colocando os pontos de coleta em vários pontos da cidade. ” A loja de rua ajuda a dar visibilidade para pessoas em situações de rua, que a sociedade insiste em tratar como se eles fossem invisíveis. São cidadãos, com várias necessários, não só de roupas, com uma história, um passado.”, nos fala o organizador.
E como faz pra ser voluntário?
Para ser voluntários das ações do The Street Store Teresina é só entrar em contato pelo telefone: (86) 99820-4042. Pode ajudar como puder: divulgando a ação, recolhendo as doações nos postos; no atendimento aos clientes ou na logística e viabilização da loja.
Se você quiser organizar um Street Store na sua cidade, no site do The Street Store você preenche um formulário e espera o contato da organização, que vai ajudar na divulgação, dar dicas e mostrar o padrão a ser seguido. Para conseguir um espaço público, é necessário ir até a subprefeitura e preencher outro formulário, que pergunta sobre a finalidade do projeto, pede a planta a ser seguida no espaço, entre outros dados. Depois é recomendado ir até a Guarda Civil mais próxima e informar sobre evento, para que no dia haja um policiamento mais cuidadoso na região. Aí é só divulgar bastante e esperar por um resultado muito gratificante.
Comentários