Os 15 Melhores Livros de Investigação Criminal – Para Ler 2024

Autor(a):

Se filmes e séries de investigações criminais já são bons, imagina só um livro cheio de detalhes intrigantes, informações impossíveis de serem colocadas nas telinhas, como pensamentos vívidos dos personagens e descrições minuciosas de ambientes que ganham vida própria.

Às vezes é revigorante afastar-se um pouco das fantásticas histórias de magia, dos romances clichês e das leituras mais sérias, e permitir-se mergulhar em tramas que englobam mistérios intrigantes e reviravoltas inesperadas.

Essas histórias têm o poder de nos prender do início ao fim, fazendo-nos demorar para esquecê-las, caso seja possível esquecê-las.

Seja real ou ficcional, a verdade é que é difícil encontrar alguém que não se encante com um romance de investigação ou livro de relatos desse gênero.

Diante disso, se você já é um fervoroso admirador desse estilo literário ou está buscando se aventurar em uma nova forma de leitura, hoje, nós do Café e Livros, traremos para você uma seleção dos 8 melhores livros de investigação criminal, divididos entre histórias reais e de ficção.

Mindhunter: O Primeira Caçador de Serial Killers americano – John Douglas & Lucas Peterson

Mindhunter: O Primeira Caçador de Serial Killers americano – John Douglas & Lucas Peterson

Se você gosta de programas de TV sobre a captura de bandidos, talvez já tenha ouvido falar do programa chamado Mindhunter.

Ela é baseada em um livro de John Douglas. Ele trabalhou para o FBI por 25 anos e ajudou a mudar a forma como capturamos assassinos.

Ele conversou com muitas pessoas assustadoras, como Ted Bundy e Charles Manson, para saber mais sobre suas mentes. Este livro fala sobre muitos casos diferentes, não apenas um.

Temos a chance de ouvir de alguém que conheceu alguns dos criminosos mais assustadores de todos os tempos!

Ele sempre se interessou em saber por que as pessoas cometem crimes e faz perguntas quando são presas. Isso o levou a trabalhar para o FBI, estudando como os criminosos pensam.

Algumas pessoas no FBI não acreditavam nesse tipo de psicologia, mas ele continuou estudando e, por fim, chegou a fazer negociações com reféns.

Ele gostava de trabalhar com a equipe que investigava assassinatos e com a equipe que examinava cadáveres, mas sua parte favorita era aprender sobre o que se passa na mente de um assassino.

Sua primeira entrevista para o livro foi com Ed Kemper, que teve uma infância ruim e feriu animais antes de começar a ferir pessoas também.

Disseram-lhe que ele tinha um problema chamado transtorno de personalidade passivo-agressiva e foi internado em um hospital para tratar de sua mente até os 21 anos de idade.

Em 1972, ele levou dois amigos da faculdade para casa e os matou.

Depois disso, continuou a ferir pessoas.

Você terá de ler o livro para saber mais sobre a história de Ed e como sua mente funciona, juntamente com outras estudadas por John Douglas.

A Sangue Frio – Truman Capote

A Sangue Frio – Truman Capote

O autor, Truman Capote, escreveu um livro chamado romance de não ficção. Isso significa que a história é verdadeira, mas algumas partes podem ser inventadas ou alteradas para torná-la mais interessante.

A história é sobre um assassinato real que aconteceu em 1959 em Holcomb, Kansas. A família que foi assassinada chamava-se Clutter e eram pessoas muito boas.

Esse fato foi muito importante porque aconteceu em uma cidade pequena, onde coisas como essa geralmente não acontecem.

Um escritor famoso chamado Truman Capote ficou sabendo do assassinato e decidiu escrever um livro sobre o fato.

Algumas pessoas dizem que ele criou a ideia de romances de não ficção, mas outras dizem que ele apenas os melhorou.

O livro “A Sangue Frio” é muito famoso nos Estados Unidos porque mistura muito bem literatura e jornalismo.

O autor, Truman Capote, fez muitas pesquisas conversando com pessoas e até com os próprios assassinos.

Ele não escreveu apenas sobre o que aconteceu, mas também acrescentou elementos fictícios para tornar os personagens mais interessantes.

Embora saibamos quem foi o autor desde o início, ainda assim é uma leitura empolgante com conversas profundas e descrições detalhadas. Você pode até se perguntar se tudo isso é real ou não!

No início, algumas pessoas não acreditaram nessa história porque os amigos do autor ficaram bravos e disseram que ela era inventada. Mas, na verdade, o autor levou muito tempo para escrever esse livro.

Ele conversou com todos os envolvidos no crime e ficou muito interessado no assunto.

Esse livro é ótimo para pessoas que gostam de histórias verdadeiras, mas não gostam da forma como elas geralmente são escritas em jornais ou revistas.

Lady Killers – Tori Telfer

Lady Killers – Tori Telfer

Este livro é ótimo para pessoas que gostam de ler sobre histórias reais de assassinos em série. Ele contém histórias sobre algumas das mulheres assassinas em série mais cruéis e malvadas da história.

Geralmente pensamos em serial killers como homens loucos que machucam mulheres, mas também há mulheres que fazem essas coisas terríveis.

As pessoas não falam muito sobre elas porque não esperamos que as mulheres sejam capazes de atos tão ruins.

Quando elas são pegas, a sociedade geralmente dá desculpas para elas em vez de acreditar que o que fizeram foi realmente errado.

Este livro é sobre histórias de mulheres que fizeram coisas terríveis porque estavam magoadas ou queriam atenção.

A autora, Tori Telfer, encontrou 14 dessas histórias e escreveu sobre elas para que possamos aprender mais sobre a história.

Algumas dessas mulheres eram tão más quanto os assassinos famosos que conhecemos hoje.

Esse livro contém casos conhecidos e esquecidos que são realmente interessantes.

A autora se esforçou muito para encontrar informações, portanto, muitas das histórias podem ser novas para você e tornar a leitura do livro ainda mais empolgante.

Em seus textos, ela nos conta sobre a vida de 14 mulheres diferentes.

Ela nos ajuda a entender onde elas viviam, como eram suas vidas e por que faziam certas coisas.

Às vezes, podemos sentir pena delas, mas outras vezes podemos realmente entender como elas se sentiam.

A autora não faz com que as histórias dessas mulheres pareçam melhores do que eram apenas pelo fato de serem mulheres.

Esse livro é como uma história real sobre essas 14 mulheres e os crimes que cometeram.

Mas o livro é mais do que isso! No final, há histórias mais curtas sobre outras 14 mulheres também.

Esse é o primeiro trabalho publicado por essa escritora e editora, mas ela já era conhecida antes de “Lady Killers”.

Um de nós está mentindo – Karen M. McManus

Um de nós está mentindo – Karen M. McManus

Esse livro ficou mais famoso porque foi transformado em um programa na Netflix. Algumas pessoas dizem que é como um filme da década de 1980 chamado “Clube dos Cinco”, mas esse livro é ainda melhor do que isso.

Ele tem uma história complicada com muitos pontos de vista diferentes e um final que você não pode prever.

A autora, Karen M. McManus, escreveu esse livro sobre cinco alunos do ensino médio que estão detidos juntos na sala de aula de seu professor.

Um deles, Nate Macauley, está sempre se metendo em problemas e está em liberdade condicional por porte de drogas.

Os outros quatro alunos são muito diferentes uns dos outros, mas todos acabam sendo detidos juntos também.

Há Brownyn Rojas, que tira boas notas e é muito inteligente; Addy Prentiss, que se preocupa muito com sua aparência; Cooper Clayborn, que é o atleta estrela; e Simon Kelleher, que dirige o aplicativo de fofocas da escola chamado About That.

Eles não têm muito em comum, exceto pelo fato de estarem juntos na detenção naquele dia.

Há cinco pessoas importantes nessa história: Cooper, que é bom no beisebol e quer ir para uma boa faculdade; Addy, que é bonita e popular, mas focada no namorado; Simon, que se sente excluído e tem um aplicativo que compartilha segredos sobre a escola; e mais uma pessoa que ainda não conhecemos.

Todos esses quatro alunos têm motivos diferentes para querer a morte dessa outra pessoa.

A polícia acha que todos eles podem ser culpados.

Durante esse período, os quatro suspeitos foram muito questionados e incomodados pela mídia. Eles também tiveram que lidar com a pressão da escola.

Mas, por causa disso, eles se tornaram amigos íntimos.

O livro é realmente interessante porque cada pessoa tem uma história diferente sobre o que aconteceu.

Isso faz com que seja difícil para o leitor parar de ler e ele se envolve na tentativa de descobrir quem matou alguém na sala.

A maneira como a história é contada torna fácil suspeitar de todos eles, o que aumenta a emoção.

Além de solucionar o assassinato, os leitores também aprendem sobre a vida pessoal dos personagens e tópicos importantes, como questões sociais.

Não Confie em Ninguém – Charlie Danlea

Não Confie em Ninguém – Charlie Danlea

O livro “Trust No One” foi escrito por Charlie Danlea, que também escreveu “The Girl in the Lake” e “Left Behind”.

É sobre uma mulher chamada Grace Sebold que foi presa por 10 anos porque foi acusada de matar o namorado.

Isso aconteceu em uma ilha onde eles estavam no casamento de um amigo. Um cinegrafista chamado Sidney Ryan, que faz documentários para a TV, envolve-se no caso depois que Grace entra em contato com ele.

Sidney já ajudou a resolver outros casos em que pessoas inocentes foram presas.

Ela começa a investigar as evidências e encontra algumas coisas estranhas que a fazem questionar se Grace realmente fez isso ou não.

Isso faz com que ela queira investigar ainda mais o caso e encontrar novas pistas que ninguém tenha encontrado antes. Houve erros na investigação, portanto a punição de Grace não foi justa e algo parece suspeito.

As pessoas estão interessadas em fazer um documentário sobre esse caso porque há muito a aprender.

Quando os primeiros episódios do programa são lançados, todos ficam entusiasmados e querem saber mais sobre esse caso antigo.

Até agora, tudo parece bem, mas ainda há mais a ser descoberto.

Então, alguém envia uma carta a Sidney dizendo para ela tomar cuidado, pois algo pode estar acontecendo nos bastidores.

A história começa quando Sidney se interessa por uma mensagem e quer saber mais sobre o passado de Grace.

Enquanto Sidney investiga, eles descobrem algumas coisas assustadoras. “Trust No One” é um novo livro de 2018 que tem todas as partes emocionantes de um bom livro policial.

Ele o mantém alerta e faz com que você queira continuar lendo sem ficar entediado ou cansado. Você pode até perder a noção do tempo por estar tão envolvido com a história.

O Nome da Rosa – Umberto Eco

O Nome da Rosa – Umberto Eco

Esse livro se passa há muito tempo, em uma abadia onde pessoas importantes da Igreja Católica estão se reunindo.

Lá também há monges e uma grande biblioteca. Mas as coisas se complicam porque alguns crimes acontecem na abadia.

O personagem principal é William, que é um frade mais velho, e tem um jovem ajudante chamado Adso com ele. Adso vem de uma família rica e quer aprender coisas novas ao estar com William.

Esse livro fala sobre alguns assassinatos que aconteceram em um lugar onde supostamente não havia pecados.

Também fala sobre discussões importantes sobre religião e filosofia em uma grande reunião.

Um tópico que eles debatem é se Jesus riu ou não. Alguns dizem que sim, outros dizem que não, mas todos têm boas razões para suas opiniões.

O livro fala sobre muitas coisas diferentes, inclusive citações de livros antigos escritos por Aristóteles.

Mas não é chato nem difícil de entender – o autor escreve de uma forma que facilita o acompanhamento e a sensação de estar realmente na Idade Média com os personagens.

E uma coisa legal é que um dos personagens tem o mesmo nome de alguém de outro livro famoso chamado “The Hound of the Baskervilles”.

O nome Adson é como o nome Watson, que é amigo de Sherlock. O livro trata da solução de um crime, portanto, fica claro que o autor se inspirou em Sherlock Holmes.

Esse livro é muito bom e você se perguntará por que não o leu antes.

O autor fez um ótimo trabalho ao criar e desenvolver a história. É uma ótima leitura tanto para novos leitores quanto para aqueles que querem aprender mais sobre história.

O Assassinato de Roger Ackroyd – Agatha Christie

O Assassinato de Roger Ackroyd – Agatha Christie

Vamos falar sobre um livro de Agatha Christie, que é uma grande escritora de histórias de detetive. Seus livros são muito bons e emocionantes de ler.

A história se passa em um vilarejo britânico chamado King’s Abbott, onde há um homem rico chamado Roger Ackroyd. Uma mulher com quem ele estava saindo, a Srta.

Ferrard, morreu e as pessoas do vilarejo falaram muito sobre isso. Depois, o homem também morreu, mas em seu próprio quarto e ninguém sabe por quê.

Ele era muito rico e tinha muitos empregados, então as pessoas poderiam pensar que eles fizeram algo ruim para ele.

O mordomo de um homem chamado Roger é o principal suspeito em um mistério de assassinato. Há também uma personagem chamada Caroline, que representa o leitor e ajuda a resolver o caso com um detetive chamado Hercule Poirot e um médico chamado James Sheppard.

O livro tem muitas reviravoltas, mas no final tudo é revelado de forma emocionante por Agatha Christie.

Agatha Christie escreveu muitas histórias interessantes, inclusive esta. É um clássico, mas o final não é previsível.

Ela escreveu mais de 150 histórias de detetive e 66 romances em sua longa carreira como escritora.

Uma de suas peças, “The Mousetrap” (A ratoeira), é a peça em cartaz há mais tempo.

Embora tenha sido publicada há muito tempo, ainda é um ótimo livro para ler, pois tem uma linguagem simples que qualquer pessoa pode entender.

O Desaparecimento de Stephanie Mailer – Joël Dicker

O Desaparecimento de Stephanie Mailer – Joël Dicker

O escritor Joël Dicker já era famoso por causa de seu livro “The Truth About the Harry Quebert Affair” (A verdade sobre o caso Harry Quebert).

Mas seu novo livro, “The Disappearance of Stephanie Mailer” (O desaparecimento de Stephanie Mailer), é ainda melhor.

A história começa com um grande problema – muitas pessoas foram mortas na casa do prefeito.

A história se passa em uma pequena cidade chamada Orphea e descobrimos que pode haver mais do que apenas um assassino.

Vemos diferentes pontos de vista de diferentes pessoas ao longo do livro, o que o torna realmente empolgante.

O caso aconteceu em 1994 durante um festival de teatro, que deveria atrair mais pessoas para a cidade.

Tudo estava indo bem para o festival. Muitas pessoas estavam animadas e o noticiário estava falando sobre ele.

Mas, em seguida, ocorreu um crime terrível no primeiro dia e todos começaram a falar sobre isso.

A polícia achou que tinha encontrado a pessoa que cometeu o crime, mas uma mulher chamada Stephanie Mailer disse que eles estavam errados.

Ela disse que prenderam uma pessoa inocente e deixaram a verdadeira pessoa livre, mas ninguém acreditou nela no início porque ela só queria atenção.

Depois disso, algo estranho acontece. Stephanie desaparece repentinamente e não sabemos para onde ela foi.

Temos apenas um bilhete que ela deixou na caixa de correio de alguém, no qual ela diz algumas coisas assustadoras e parece assustada.

Essa não é a história completa, apenas o começo de um livro muito longo. Levará algum tempo para ser lido, mas não é nada entediante.

A escrita é tão boa que você não conseguirá parar de ler, pois há muitas surpresas e segredos revelados ao longo da história que a tornam muito interessante.

Criminal Profiling – Perfil Criminal – Análise do Comportamento na Investigação Criminal

Criminal Profiling – Perfil Criminal – Análise do Comportamento na Investigação Criminal

Hoje vamos falar sobre um ótimo livro para pessoas que gostam de aprender sobre crimes: Criminal Profiling – Behavior Analysis in Criminal Investigation (Perfil Criminal – Análise do Comportamento na Investigação Criminal).

O livro foi escrito por Denis, que é um autor incrível e este é seu segundo livro. As pessoas realmente gostam dele.

O livro nos ensina tudo sobre perfil criminal e como entender como os criminosos pensam. O autor explica as coisas de uma forma que todos podem entender, mesmo que não saibam muito sobre o assunto.

Os leitores dizem que o conteúdo do livro é muito bom e adoram o fato de ele ser claro e fácil de acompanhar.

Muitos leitores já leram os dois livros de Denis e acham que ele é um ótimo escritor, pois cria histórias que você não consegue parar de ler até o fim.

Denis fez um ótimo trabalho em seu novo livro! Se você gosta de aprender sobre crimes e como os investigadores descobrem quem os cometeu, você deve comprar esse livro incrível!

Modus operandi: Guia de true crime

Modus operandi: Guia de true crime

Hoje vamos falar sobre um livro chamado “Modus Operandi: Guide to True Crime”. É um ótimo livro para quem gosta de ler sobre investigações policiais. O autor nos leva a alguns dos crimes mais interessantes da história e explica como os criminosos os cometeram.

A escrita é muito boa e faz com que você se sinta como se estivesse ao lado dos investigadores. As pessoas que leram esse livro dizem que ele é fácil de entender e prende sua atenção.

Elas também dizem que o autor fez muitas pesquisas e incluiu histórias reais que o surpreenderão.

Portanto, se você quiser um livro que o mantenha na ponta da cadeira, dê uma olhada em “Modus Operandi: True Crime Guide”

O Homem de Giz

O Homem de Giz

Li um livro chamado The Man of Chalk porque muitas pessoas estavam interessadas nele. Eu também queria ver se era bom. E adivinhe só? Era! O autor escreveu a história muito bem e me manteve interessado o tempo todo.

É um pouco como Stranger Things e IT, mas sem nada de magia. Há muitas surpresas em cada capítulo, o que torna a leitura ainda mais divertida.

E o final ainda é um mistério até o fim, o que faz com que você queira continuar lendo.

Algumas pessoas não gostam do fato de não haver magia na história, mas eu acho que isso é bom porque tudo acontece na vida real e não há pontas soltas no final.

Isso mostra que o autor é realmente bom em criar histórias que fazem sentido e são emocionantes.

O Homem de Giz é um ótimo livro para pessoas que gostam de histórias de crimes que as fazem sentir nostalgia.

Os personagens são interessantes e a história tem muitos segredos que o manterão interessado até o final. Mal posso esperar para ler mais livros desse autor e me surpreender novamente!

Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas

Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas

Se você gosta de ler livros sobre resolução de crimes, deve ler “Intelligence and Criminal Investigation in Open Sources”.

É um livro útil para pessoas que estudam ou trabalham nessa área. Muitos leitores gostaram do livro e disseram que ele foi importante para seu treinamento profissional. Uma pessoa até disse que o livro a ajudou a entender melhor as atividades de código aberto.

O livro é fácil de entender e tem bons exemplos para ajudar você a aprender.

É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira saber mais sobre esse tópico interessante.

Investigação Criminal Tecnológica

Investigação Criminal Tecnológica

Vamos falar sobre um livro popular chamado Technological Criminal Investigation (Investigação Criminal Tecnológica).

Ele trata de crimes cibernéticos e traz muitas surpresas e mistérios. As pessoas gostam da forma como o autor explica ideias complicadas de maneira simples.

Elas também gostam do fato de o autor falar sobre ferramentas de investigação sem ser muito técnico.

A história é empolgante e os personagens são interessantes, portanto, você se sentirá conectado a ela do início ao fim.

Algumas pessoas que leram o livro queriam mais informações sobre como a tecnologia foi usada na investigação.

Mas a maioria das pessoas acha que é um bom livro para ensinar sobre crimes cibernéticos a qualquer pessoa.

Em geral, Technological Criminal Investigation é um ótimo livro para aprender sobre crimes cibernéticos e também tem uma história interessante.

Se você gosta desse assunto ou quer apenas uma leitura divertida, deve dar uma olhada nesse livro!

Os Segredos das Investigações Criminais

Os Segredos das Investigações Criminais

Se você gosta de livros sobre resolução de crimes e quer ler um, “The Secrets of Criminal Investigations” pode ser uma boa opção.

As pessoas que o leram dizem que ele fala sobre diferentes partes das investigações policiais e é fácil de entender.

Algumas pessoas gostariam que o livro tivesse mais detalhes, mas, no geral, gostaram dele porque é fácil de ler e oferece uma boa introdução para pessoas interessadas no assunto.

Se você quiser um livro que fale sobre segredos e técnicas usados em investigações criminais, tente ler “The Secrets of Criminal Investigations”.

O livro também tem referências simples e foi escrito de forma fácil de entender, o que torna sua leitura ainda mais divertida.

QUEBRA CABEÇA DO CRIME – HISTÓRIAS REAIS E O PASSO A PASSO DE INVESTIGAÇÕES POLICIAIS

QUEBRA CABEÇA DO CRIME – HISTÓRIAS REAIS E O PASSO A PASSO DE INVESTIGAÇÕES POLICIAIS

Se você gosta de aprender a solucionar crimes, deve ler “Crime Puzzle – Real Stories and Step-by-Step Police Investigations”.

Ele contém histórias reais e mostra como a polícia as resolve. As pessoas que o leram o adoram.

Elas dizem que é uma leitura obrigatória para quem gosta desse tipo de coisa e que as investigações são intrigantes.

Elas também dizem que o livro as faz pensar e é ótimo para pessoas que gostam de trabalho policial.

Portanto, se você quiser ler algo interessante sobre a solução de mistérios, adicione esse livro à sua lista!

Conclusão

Ao chegarmos ao final de nossa jornada explorando o mundo da investigação criminal por meio da literatura, nos aprofundamos em alguns dos melhores livros de investigação criminal disponíveis.

De investigações policiais a avanços tecnológicos na solução de crimes, mergulhamos fundo no mundo do suspense e do mistério que nos mantém na ponta de nossos assentos.

Viajamos no tempo, mergulhando nas narrativas emocionantes de Sherlock Holmes e em seus métodos de análise de comportamento em investigações criminais de Arthur Conan Doyle, ao mesmo tempo em que descobrimos histórias reais que revelam a verdade sobre alguns dos mais notórios assassinos em série da história. 

Ao longo dessa exploração, nos tornamos fãs desse gênero, buscando ansiosamente por mais leituras emocionantes que nos levem do início ao fim na solução dos casos mais complexos.

De “The Silence of the Lambs” (O Silêncio dos Inocentes), de Thomas Harris, a “In Cold Blood” (A Sangue Frio), de Truman Capote, esses livros capturaram nossas mentes e corações com seus enredos intrincados e sua narrativa magistral. 

Mas não podemos esquecer que a investigação criminal é mais do que apenas um romance policial ou um thriller emocionante; é um aspecto crucial da nossa sociedade e desempenha um papel significativo para nos manter seguros.

Esses livros não apenas entretêm, mas também nos educam sobre o trabalho inteligente realizado pelas agências de aplicação da lei de todo o mundo.

Eles lançam luz sobre os intrincados processos envolvidos na investigação de crimes e na coleta de provas usando técnicas forenses.

Quer você goste de livros sobre criminosos ou detetives, eles podem ter um grande impacto sobre como pensamos e nos sentimos.

Continue lendo para encontrar histórias ainda mais emocionantes nesse gênero.

Você também pode fingir ser um detetive e tentar resolver o mistério com as pistas da história.

Não pare de ler, pois sempre há mais histórias interessantes sobre investigação criminal.

Quem sabe, você pode até se tornar um detetive como Sherlock Holmes ou Hannibal Lecter!

Há muitas possibilidades quando se trata desses livros, portanto, vá em frente e pegue seu próximo livro – você vai adorar!

Artigos Relacionados

5/5 - (1 vote)